20 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Problemas nas redes de esgoto aumentam 22% durante as chuvas

Resíduos  descartados  pela  população de forma irregular no vaso sanitário, nos ralos, nas pias e nas vias públicas acabam chegando às  tubulações  de esgotamento  sanitário,  entupindo  a  rede  e  causando o extravasamento de esgotos nas ruas e até refluxo dentro dos imóveis. Com o início  da temporada de chuvas neste mês, os casos de obstrução aumentam, em  média,  22%,  passando  de  uma  média  mensal  de  6.619  para  8.464 ocorrências.

Somente  nos  oito  primeiros  meses deste ano foram feitas 57.220 desobstruções  nas redes de esgotos na Região Metropolitana de São Paulo e Bragança  Paulista.  Para  evitar  obstruções,  é  essencial que restos de comida,  bitucas  de  cigarro,  fio  dental,  absorventes, preservativos e pedaços de pano não sejam descartados pelo vaso sanitário ou pelo ralo da pia.

 A  ligação  indevida  de água de chuva às redes de esgotos é outro motivo que sobrecarrega as tubulações de esgoto. Estruturadas para receber somente efluentes pequenos e momentâneos, como descargas e descarte de pia e tanque, se o morador  lançar água de chuva na rede de esgoto, poderá haver o rompimento, com retorno do esgoto para dentro do imóvel.

 Responsabilidades

​No Estado de São Paulo, o Decreto n˚ 5.916/75 determina que os imóveis tenham duas saídas. De responsabilidade da Sabesp, a tubulação de esgoto é construída  para  conduzir  resíduos  do  vaso sanitário, chuveiro, pias e tanque. Já a saída pluvial, de responsabilidade da prefeitura, recebe a chuva e a água de lavagem que escoa por ralos e calhas. As saídas devem ser separadas para que o esgoto seja enviado para tratamento e as águas pluviais sejam encaminhadas para córregos e rios.

Para desobstruir a tubulação de esgoto, a Sabesp utiliza equipamentos especializados como caminhões de hidrojateamento (sewer jet) ou a vácuo (vac all). Além da retirada feita nas manutenções preventivas para limpeza de peneiras, cestos e gradeamento em estações elevatórias (bombeamento) ou estação de tratamento de esgotos.

Em caso de dúvidas relacionadas à rede de esgoto, o cliente pode entrar em contato com a Sabesp pela Central de Atendimento, no número 195. A ligação é gratuita.

 Alguns cuidados simples ajudam a evitar o entupimento da rede de esgoto:

 1 – Não jogue no vaso sanitário ou na pia, lixo e materiais como pontas de cigarros, absorventes, preservativos, plásticos e restos de comida

 2 – Antes de lavar louça, limpe os restos de comida e jogue-os no lixo

 3 – Limpe frequentemente os ralos dos banheiros e lavanderias

 4 – Use ralos, grelhas e sifões nas pias e tanques

 5  –  Recolha  o  resto  de  óleo de cozinha em recipientes descartáveis e  entregue em locais de reciclagem. Nunca descarte óleo de cozinha na pia.

 

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes