28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Personalidade em foco, por Diego Pelícia

Olá amigos do site Agência14news. No texto da coluna “Ingenare” desta semana vamos refletir sobre Personalidade em foco!

Vamos lá? Boa leitura a todos!

Personalidade em foco
por Diego Pelícia
especial para o Agência14News

O conjunto de características psicológicas que afetam a maneira com que o indivíduo interage com o ambiente chama-se personalidade, ela vai sendo construída a partir do tempo em que começamos a passar pelas situações dentro de nossas vidas, sejam elas boas ou ruins, mas que são de grande valor para a criação desses “conceitos”. Moldada desde a concepção e sendo construída pelas situações que o indivíduo enfrenta. Tudo que acontece em nossas vidas influencia diretamente nas características da personalidade.

Nos primeiros momentos de nossas vidas são de suma importância para a criação da personalidade do indivíduo, pois nessa fase ocorre em grande intensidade a relação com os pais e com o meio. Vale lembrar que a importância da mãe vai ligada diretamente no relacionamento afetivo com a sua prole e será fundamental para a formação da mentalidade do futuro adulto. Dessa maneira, qualquer falha na relação entre mãe e filho poderá causar graves danos na formação da personalidade da pessoa em si.

Devemos compreender que os mecanismos de relação entre as pessoas não são perfeitos, portanto uma relação quando é mantida em equilíbrio é a mais satisfatória possível.
O comportamento do indivíduo é regido pela busca da satisfação das necessidades, já o excesso ou falta de alguma dessas necessidades é uma doença. Constituindo o início do desenvolvimento da pessoa, a fase oral, caracteriza-se pela busca do prazer através da parte superior do aparelho digestivo. A mãe é fundamental, pois através dela o a criança em seus primeiros momentos na Terra confia no mundo como um herói em um desenho encontrando a segurança necessária para que possa caminhar nesse primeiro período de sua jornada. A fase fálica é marcada pelo prazer nos órgãos genitais, desenvolvendo a culpa e a iniciativa. Na fase latente, o professor é importante e o indivíduo recebe mais conhecimentos aqueles que serão úteis para o seu crescimento pessoal e profissional, pois a inserção da escola por um todo também é responsável pela formação do caráter pessoal da pessoa. A adolescência é marcada pela busca da identidade própria. A vida adulta é a fase matura, com o amadurecimento das relações interpessoais.
As características desenvolvidas ao longo desses períodos se manifestarão quando houver a interação da pessoa com o meio.

Podemos sintetizar essa teoria num exemplo: um edifício, ao ser construído necessita de uma fundação, que fica oculta quando o prédio termina de ser construído. Porém é essa fundação que sustenta o edifício e possíveis falhas nessa fundação podem abalar todo o prédio. O mesmo ocorre na vida das pessoas, pois as relações delas com os demais indivíduos dependerão da estrutura psíquica dessa pessoa e das experiências por ela vivenciadas.

Na próxima semana eu volto com mais um texto de tudo o que acontece dentro de uma empresa, sala de aula ou em um bom bate papo. Tem alguma dúvida ou sugestão? Nosso canal de troca de informações é o dpelicia@gmail.com. Ótima semana a todos!

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes