A assessoria de imprensa da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) enviou, a pedido do site Agência14News, a relação das empresas do ramo de telefonia (móvel e fixa), internet e TV por assinatura que tiveram reclamação junto ao órgão fiscalizador bem como o volume dessas queixas.
Abaixo a quantidade de reclamações entre os anos de 2016 e 2017 nas cidades de Avaré, Bauru, Botucatu, Marília e São Manuel.
Confira os números
Reclamações – Municípios do Estado de São Paulo |
||||||||||
Avaré |
Bauru |
Botucatu |
Marília |
São Manuel |
||||||
Serviço / Operadora |
2016 |
2017 |
2016 |
2017 |
2016 |
2017 |
2016 |
2017 |
2016 |
2017 |
Banda Larga Fixa |
||||||||||
ALGAR |
1 |
1 |
1 |
|||||||
CLARO |
4 |
1 |
9 |
8 |
5 |
5 |
9 |
5 |
1 |
2 |
EMBRATEL |
2 |
4 |
1 |
2 |
1 |
2 |
||||
Vivo |
11 |
11 |
23 |
10 |
9 |
7 |
10 |
6 |
4 |
7 |
NET |
1 |
12 |
11 |
9 |
11 |
10 |
11 |
|||
OI |
1 |
7 |
3 |
2 |
2 |
5 |
3 |
|||
SKY |
9 |
8 |
6 |
7 |
||||||
TIM |
2 |
1 |
1 |
1 |
||||||
Celular Pós-Pago |
||||||||||
ALGAR |
1 |
|||||||||
CLARO |
7 |
8 |
13 |
12 |
8 |
10 |
13 |
11 |
10 |
9 |
Vivo |
12 |
12 |
14 |
12 |
13 |
10 |
12 |
11 |
8 |
6 |
NET |
11 |
11 |
4 |
4 |
3 |
7 |
||||
NEXTEL |
5 |
3 |
11 |
9 |
7 |
5 |
10 |
7 |
1 |
2 |
OI |
7 |
4 |
12 |
12 |
8 |
5 |
11 |
5 |
1 |
1 |
TIM |
10 |
11 |
15 |
12 |
11 |
9 |
15 |
12 |
4 |
6 |
Celular Pré-Pago |
||||||||||
CLARO |
5 |
4 |
11 |
11 |
4 |
7 |
9 |
6 |
5 |
7 |
Vivo |
11 |
10 |
15 |
11 |
11 |
10 |
12 |
11 |
6 |
4 |
NEXTEL |
2 |
1 |
1 |
1 |
1 |
|||||
OI |
1 |
16 |
10 |
5 |
1 |
7 |
6 |
1 |
||
TIM |
7 |
9 |
12 |
12 |
12 |
7 |
12 |
11 |
4 |
3 |
Telefone Fixo |
||||||||||
ALGAR |
1 |
|||||||||
CLARO |
5 |
6 |
14 |
13 |
8 |
6 |
14 |
10 |
3 |
2 |
EMBRATEL |
2 |
2 |
10 |
11 |
5 |
5 |
6 |
8 |
4 |
2 |
Vivo |
12 |
11 |
28 |
13 |
14 |
13 |
15 |
13 |
12 |
7 |
NET |
14 |
13 |
10 |
8 |
11 |
13 |
||||
OI |
3 |
1 |
12 |
5 |
2 |
6 |
3 |
|||
TIM |
10 |
10 |
4 |
4 |
6 |
6 |
||||
TV por Assinatura |
||||||||||
CLARO |
8 |
7 |
13 |
10 |
8 |
8 |
12 |
10 |
6 |
7 |
Vivo |
5 |
5 |
21 |
10 |
3 |
5 |
8 |
8 |
2 |
1 |
NET |
2 |
1 |
14 |
11 |
8 |
11 |
14 |
11 |
1 |
1 |
OI |
2 |
1 |
4 |
1 |
3 |
|||||
SKY |
9 |
8 |
12 |
10 |
10 |
9 |
11 |
11 |
6 |
6 |
Total Geral |
128 |
121 |
351 |
|
Respostas das empresas:
SKY
“A SKY considera o relacionamento com o cliente um dos pilares do seu negócio e mantém uma relação transparente com os órgãos de defesa do consumidor. A operadora investe continuamente em mudanças sistêmicas para atender o seu cliente de maneira mais simples e melhor, buscando sempre o máximo possível de agilidade, modernidade e inovação em seus processos. A SKY valoriza a área de atendimento e acredita em sua fundamental importância e, por isso, realiza investimentos constantes na evolução de seus processos e no treinamento de suas equipes, com o objetivo de reduzir ainda mais o número de reclamações. Esses investimentos refletem uma evolução significativa em nossos índices de satisfação e qualidade, retomando passo a passo os patamares de excelência que sempre fizeram parte dos valores da nossa marca. Esses investimentos indicam uma evolução significativa em nossos índices de satisfação e qualidade, inclusive refletidos em recente levantamento da Anatel que registrou queda de 10,4% no número de reclamações de assinantes SKY de 2016 para 2017”.
TIM
“A TIM segue priorizando a satisfação dos clientes e a redução das reclamações recebidas através do aprimoramento de seus processos de atendimento e de melhorias na prestação dos serviços. A companhia continuará trabalhando com foco em inovação e na constante evolução das plataformas de relacionamento, principalmente no atendimento digital, oferecendo mais conveniência aos clientes. Dentre as ações adotadas está a disseminação de uma cultura que visa a conciliação prévia das demandas, por meio do canal de atendimento preliminar (0800 PROCON) exclusivo para os PROCONs, no qual é possível resolver, de forma imediata, cerca de 10 tipos de situações envolvendo reclamações dos consumidores”.
OI, NET, VIVO, CLARO, EMBRATEL, ALGAR E NEXTEL
Essas empresas não responderam aos questionamentos do site Agência14News até a data combinada de fechamento da matéria. A reportagem continua à disposição casoqueiram se manifestar.
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(do Agência14News)