29 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Nova diretoria da Faculdade de Medicina de Botucatu toma posse

A Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp) inicia um novo ciclo. Na última sexta-feira, 19, foi realizada a solenidade de posse e transmissão das funções de Diretora e Vice-Diretora da instituição. Na presença de autoridades políticas, acadêmicas, militares e civis, o Magnífico Reitor da Unesp, Prof. Dr. Sandro Roberto Valentini, presidiu a solenidade, em que as novas gestoras assumiram oficialmente o comando da universidade pelos próximos quatro anos.

O agora ex-Diretor Prof. Dr. Pasqual Barretti deu as boas vindas à nova Diretora, Profa. Associada Maria Cristina Pereira Lima; e à Vice-Diretora eleita, Profa. Associada Jacqueline Teixeira Caramori. Em sua fala, Dr. Pasqual agradeceu aos familiares, amigos e servidores que o acompanharam no período como Diretor da Faculdade de Medicina. “Com muita emoção, encerro hoje meu período à frente da FMB, instituição que me deu minha formação médica, científica e muito do que sou como pessoa. Certamente, este foi o maior desafio da minha vida profissional. Minhas primeiras palavras são dirigidas as novas Diretora e Vice-Diretora da Faculdade de Medicina: desejo que nos próximos quatro anos vocês sejam guiadas pela história desta instituição, pela competência e pela busca contínua do fortalecimento da Unesp. Após quatro anos de gestão, há muito a agradecer”, disse.

Representando a Congregação da Faculdade, o professor Carlos Magno C. B. Fortaleza, do Departamento de Doenças Tropicais e Diagnóstico por Imagem, fez um discurso agradecendo o diretor cessante, professor Pasqual Barretti, ressaltando o importante papel desempenhado pelo dirigente no exercício do mandato. Ele também ressaltou a capacidade de gestão das novas dirigentes e o quanto a comunidade e a Instituição ganharão com a competência das professoras eleitas.

Também participaram da solenidade os deputados estaduais, Fernando Cury (PPS) e Rodrigo Gambale (PSL); o prefeito de Botucatu, Mário Pardini; a vereadora Alessandra Luchesi; a diretora do Departamento Regional de Saúde (DRS) VI Bauru, Doroti Ferreira; o pró reitor de planejamento estretégico e gestão da Unesp, Prof. Dr. Leonardo Theodoro Büll; o superintendente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, Dr. André Balbi e o presidente da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), Dr. Antonio Rugolo Junior.

Em sua fala, a Vice-Diretora eleita, Profa. Associada Jacqueline Teixeira Caramori, destacou a luta pela FMB e reforçou que dará continuidade aos processos de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade.  “Chegar até aqui revela a escolha da comunidade. Não me falta coragem para consolidar todas as propostas que pactuamos com toda comunidade. Neste momento, agradeço à todos por esta conquista que completa a nossa razão de ser: os estudantes”, disse.

A Diretora eleita, Profa. Associada Maria Cristina Pereira Lima, agradeceu pelo apoio à sua candidatura e destacou em seu discurso os desafios de ser mulher no Brasil e de uma gestão totalmente feminina à frente da FMB. “Acredito na união e na necessidade de defender o que é público em nosso país. Acredito na Faculdade de Medicina, na potência de sua comunidade e na humanização. Estou convicta que a Universidade é um dos principais caminhos para a formação social do Brasil. Convido à todos para lutarmos juntos pelo desejo de mudar o mundo, começando pela nossa Faculdade de Medicina de Botucatu. Obrigada”, finalizou.

 

Saiba mais sobre a nova diretoria da FMB

Diretora – Profa. Associada Maria Cristina Pereira Lima

Docente do departamento de Neurologia, Psiquiatria e Psicologia, do qual foi chefe por quatro anos. Psicodramatista pelo Instituto Sedes Sapientae, concluiu pós-doutoramento no Centre for Addiction and Mental Health, Toronto University em 2009. Ao retornar, foi vice-coordenadora do Programa de Pós graduação em Saúde Coletiva 2010-2014. Bolsista de produtividade nível 2 do CNPq desde 2011, foi representante discente e docente em inúmeros colegiados da instituição. Concluiu o curso de Gestão Empresarial pela FATEC (2018). Foi membro do Conselho Estadual de Saúde, da Comissão Central de Extensão Universitária (CCEU), Presidente da Comissão Permanente de Permanência Estudantil da UNESP, e vice-diretora da FMB, na gestão 2015-2019.

 

Vice-Diretora

Profa. Associada Jacqueline Teixeira Caramori

Docente do departamento de Clínica Médica, foi coordenadora do curso de Graduação em Medicina (2013 – 2018), dedicou-se de forma incondicional ao processo coletivo que conduziu e concluiu a reestruturação curricular deste curso. Pertence à Comissão de Acompanhamento e Avaliação dos Cursos de Graduação – CAACG, da Pró-reitoria de Graduação e coordena o Núcleo de Ensino da FMB e atua no Núcleo de Apoio Pedagógico nas frentes de Desenvolvimento da Docência, Pesquisa em Ensino em Saúde e Estrutura Curricular, acompanhando os processos da Enfermagem e Medicina. Apresenta para FMB sua experiência, acrescida da especialização no Programa de Desenvolvimento Docente para Educadores da Saúde – FAIMER BRASIL (2014 até hoje) e da Coordenação da ABEM SP (2014 – 2016).

(Com assessoria).

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes