19 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Morre o Índio do Camelódromo de Covid-19

-Índio como era chamado pelos amigos e clientes trabalhava no camelódromo de Botucatu onde comercializava ervas. (Foto: Bianca Camargo do Solutudo).

Ildefonso Raimundo Cardozo, 65 anos, conhecido como Índio do Camelódromo, morreu nesta sexta-feira, 12 de março, de Covid-19. Ele estava internado, e segundo familiares, faleceu em decorrência das complicações da doença.

Índio era responsável pela banca de ervas desde quando o camelódromo funcionava na Praça do Bosque. Por sua atividade – que manteve por décadas – fez com que ficasse conhecido na cidade.

Mac Suara é seu nome indígena da aldeia Kadiwéu no Pantanal. Chegou a estudar aeronáutica na capital, Campo Grande, e por conta das dificuldades financeiras teve que abandonar esse sonho e começou a vender ervas medicinais com os irmãos, que deu certo, e assim foram percorrendo o País.

Ele acabou passando também por Botucatu onde conheceu sua esposa e passou a morar onde ficou por 38 anos.

Mac Suara falava três línguas indígenas. E várias vezes no ano visitava a família na tribo.

O ator Domingos Meira comentou o óbito. “Perdemos Macsuara, pessoa querida, grande artista. Tive o prazer de fazer com ele o longa “estranhas cotoveladas” do Reinaldo Volpato e a honra de dirigir ele no clipe da banda Venomous. Conhecido em Botucatu onde tinha uma banca de produtos indígenas, vai deixar muita saudade. Era indígena e idoso e já era pra estar vacinado. Maldita doença que levou tanta gente boa… meus mais profundos sentimentos à família, especialmente para Aihana Aie Cardozo“.

Em família

A filha Aihana Aie disse ao 14News contou sobre a situação. “No dia 26 levamos ele até o hospital e devido a saturação baixa ficou internado como suspeito de covid ou alguma infecção, realizaram os exames e foi comprovado covid. Ficou internado na enfermaria da Unesp mas devido a quantidade de oxigênio que estava necessitando foi transferido para a UTI (4 de março), foi aí que o quadro se agravou a doença evoluiu e atingiu o rim necessitando de hemodiálise, mas a pressão não aguentou a hemodiálise e não foi possível realizá-la”, comentou.

E falou sobre a figura de seu pai e a perda. “Ele deixou um legado que jamais será esquecido.E ele está em todo amor que fica nos corações daqueles que se lembram de vc ….”.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes