25 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Morre irmã da Congregação Servas do Senhor em Botucatu

Irmã Ida Canônico da Congregação Católica das Irmãs Servas do Senhor faleceu no sábado (3) aos 87 anos. A direção da organização religiosa emitiu um comunicado para tratar sobre o falecimento:

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentando
  • 23/11/1932
  • 03 /10/2020
    “Em tudo sorrir, amar e servir.”
    De Irmã Maria Ida Canônico pode-se dizer o que Paulo Apóstolo nos fala em sua 1ª carta aos Coríntios: “O amor é paciente, serviçal, tudo desculpa, tudo crê, espera e suporta” (1Cor 13,4-7).
    Irmã Ida Canônico nasceu em Piraju S.P , em 23 de novembro de 1932, sendo seus pais: Horácio Canônico e Filomena Marrucci .
    Ocupava o oitavo lugar de nove irmãos.
    Família profundamente cristã. Trabalho, oração, boas relações com os vizinhos e parentes, valores, obediência e respeito a todos, foram características fortes e sempre presentes na vida diária da família Canônico. Nesse ambiente familiar, harmonioso e de fé, Irmã Ida passou seus primeiros anos de vida, sempre cercada do amor e carinho dos pais e irmãos. O Senhor, a quem amava sobre todas as coisas, se fez ouvir seu chamado. Sentiu-se “convidada” . Tudo era motivo de louvor e agradecimento, por tão grande dádiva de Deus! Na sua humildade, simplicidade, coragem, mas com profunda decisão, entregou logo sua vida ao Senhor, para que a conduzisse com fidelidade a tão nobre convite.
    Sem duvidar, Decidida e fervorosa, inicia sua formação religiosa no dia 31de outubro de 1952. Irma Ida é do primeiro grupo de jovens no início da Congregação.
    A Congregação foi fundada dia 15 de setembro de 1952 e no dia 31 de outubro do mesmo ano Ela chegou aqui em Botucatu, para participar de um retiro Espiritual que D. Henrique realizou para jovens que queriam ser religiosas. Num desejo profundo de ser toda de Deus e do próximo, faz seus Votos Temporários em 25 de março do ano de 1955 e votos perpétuos no dia 02 de fevereiro do ano de 1991. O período longo da primeira profissão para a perpetua ocorreu porque a congregação no início só fazia votos temporários.
    Desenvolveu suas atividades apostólicas, onde era solicitada pela Congregação, sempre disponível. Por onde passou foi uma presença contagiante pela sua simplicidade, dedicação, alegria, coragem, perseverança e, sobretudo pela pessoa determinada e positiva. Sempre estava pronta para qualquer solicitação.
    Não conheceu cansaço, comodismo, interesses próprios, obstáculos, porque em tudo, a pessoa do outro merecia o melhor de sua vida e dedicação. Passava para as pessoas, que com ela trabalhavam, muita coragem e força de vontade. Uma Irmã Serva do Senhor simples, alegre, acolhedora, serviçal, pronta, toda de Deus. Sempre com um largo sorriso nos lábios.
    Tratou sempre com muito carinho os padres e por todos manifestou sempre respeito e dedicação. Gostava muito de rezar. Muito devota de Nossa Senhora e São José. Na sua enfermidade sofreu muitas dores terríveis nos últimos dias, porem Sempre que perguntava se estava bem respondia: Estou ótima.
    Obrigada por tudo! Querida Irmã Ida. Junto de Deus interceda por todas as pessoas que na vida receberam sua ajuda, orientação e o exemplo da Religiosa comprometida com o Reino. Somos eternamente reconhecidas pelas suas virtudes deixadas por onde passou. Acompanhe, com seu olhar bondoso, seus familiares por quem tinha uma grande estima e carinho, olhe por nós, Irmãs de Servas do senhor, pela família “FASSE” e por todo o povo que se encontra enfraquecido e desorientado em seus valores. Receba o prêmio de todo o amor e serviço partilhado. Fique na paz do Senhor!
    No dia 03 primeiro sábado de outubro, partiu para viver sua vida definitiva com Deus com 87 anos. No dia 23 de novembro, completaria, 88 anos. E no dia 25 de Março de 2021 completaria 65 anos de vida Consagrada.
    Botucatu, 03 de outubro de 2020.
    Irmã Fátima Garcia Leal – Superiora geral.

Sobre a congregação

A Congregação das Servas do Senhor tem Dom Frei Henrique Golland Trindade, OFM como fundador, auxiliado por sua irmã biológica Henriqueta G.Trindade, religiosa da Divina Providencia de Munster. Em seu contato com o povo simples e pobre no interior de Bonfim, Bahia, Dom Henrique Golland Trindade idealizou fundar uma Congregação que atendesse pessoas carentes de socorro humano e evangelização, particularmente no meio rural. Transferido para a Diocese de Botucatu-SP em 1948, encontrou a mesma realidade. A ideia embrionária de Bonfim concretizou-se na cidade de Botucatu-SP aos 15 de Setembro de 1952, após retiro espiritual a um grupo de jovens. Com o passar do tempo a Congregação foi ampliando seus espaços para outras cidades e estados. “Somos Servas do Senhor porque queremos servir a Deus na pessoa do pobre e sofredor, necessitado de socorro humano e espiritual. Como Maria, queremos passar pelo mundo silenciosamente fazendo o bem”.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes