27 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Ministério da Saúde visita Botucatu para certificação da eliminação do HIV e sífilis

O Município de Botucatu solicitou o pleito de Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e o Selo Prata de Boas Práticas para a Eliminação da Sífilis Congênita. Tanto a certificação quanto o selo se tratam do reconhecimento do Ministério da Saúde pelo trabalho realizado pelo conjunto de equipamentos de saúde de referência para a redução da transmissão vertical do HIV e da sífilis.

A Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical (TV) do HIV é uma estratégia do Ministério da Saúde para fortalecer a gestão e a rede de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS), aprimorando ações de prevenção, diagnóstico, assistência e tratamento das gestantes, parcerias sexuais e crianças, além da qualificação da vigilância epidemiológica e dos sistemas de informação, monitoramento e avaliação contínua das políticas públicas voltadas à eliminação da TV do HIV no Brasil.

O processo de certificação tem como objetivo o reconhecimento de todo trabalho realizado pelos equipamentos de Saúde de Botucatu, que são responsáveis pelo caminho da gestante percorrido desde a sua entrada na unidade básica de saúde até o nascimento do seu filho, na maternidade.

Botucatu já foi reconhecido na primeira etapa como município apto ao pleito, momento em que a certificação depende da avaliação de dados epidemiológicos, assistenciais e de direitos humanos que, em conjunto, demonstram o sucesso das políticas no manejo das gestantes, puérperas e crianças vivendo com HIV. Por isso, uma comitiva do Ministério da Saúde visitou a Cidade por três dias verificando em cada serviço os dados apresentados previamente.

Foram visitados as Unidades de Atenção Primária a Saúde Municipal, o SAE, a maternidade do HC, o laboratório de referência do Município, além do acompanhamento de uma abordagem da equipe do Consultório de Rua, e dados epidemiológicos da Vigilância Epidemiológica Municipal e do Programa Municipal DST/HIV/Aids.

Além da premiação, a iniciativa tem como objetivo fortalecer ainda mais a assistência aos pacientes envolvidos no atendimento.

O processo de certificação será finalizado em dezembro na sede do Ministério da Saúde, em Brasília, quando serão apresentados os resultados das visitas técnicas e dos documentos encaminhados à validação.

Redacao 14 News

Redacao 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes