O Prof. Dr. Alexandre Naime Barbosa, Infectologista Chefe da UNESP e Consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia falou com o 14News sobre a expectativa de dias muito difíceis por conta da Covid-19, pois entende que há uma taxa de transmissão alta e, muitas pessoas doentes, o que deve terminar em internações.
“Sinceramente, penso que a situação está completamente descontrolada. Mesmo com o lockdown do final de semana – ou que o prefeito feche todos os dias – há uma taxa de transmissão excepcionalmente alta. Nós temos uma previsão, nas próximas semanas, de um furacão de Covid no interior de São Paulo inteiro, incluindo Botucatu, e no Brasil todo. Então, nós vamos ter um aumento de casos, e de óbitos. Infelizmente, o pior ainda está por vir. Um modelo estatístico mostra que o pico ainda não chegou. O pior já aconteceu porque as pessoas já estão contaminadas, e vão ficar doentes. O colapso da saúde que está acontecendo, como em Lençóis Paulista, onde as pessoas morreram sem anestésico, isso tende a só piorar. Infelizmente, a minha visão é muito pessimista, porque a população não colaborou no momento em que deveria”, comentou o médico ao 14News.
Gráficos do médico mostram a situação da Covid e os motivos que a pandemia está fora de controle.
O Estado de São Paulo registra nesta segunda-feira (29) 31.041 internados, sendo 12.946 pacientes em leitos de Terapia Intensiva e 18.095 em enfermaria. As taxas de ocupação dos leitos de UTI são de 92,3% no Estado e de 92,6% na Grande São Paulo.
No decorrer da pandemia, já houve 72.283 óbitos por COVID-19 e 2.425.320 casos, dos quais 2.091.783 recuperados. Entre eles, estão 243.754 pessoas que estiveram internadas e receberam alta hospitalar.
A Fase Emergencial do Plano São Paulo foi prorrogada até o dia 11 de abril, com a manutenção das restrições mais rígidas visando garantir a assistência a vida e conter a sobrecarga em hospitais de todo o Estado, além de frear o aumento de novos casos, internações e mortes pelo coronavírus.
O Governo de SP reitera a importância das medidas de distanciamento pessoal, uso de máscaras e higiene das mãos. É fundamental que a população fique em casa, neste momento.
A relação de casos e óbitos confirmados por cidade, junto com o perfil, é divulgada diariamente e pode ser consultada também em: www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus.
Dados divulgados em 29/03/2021 – 17h40