29 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Manutenção e Qualidade de Produtos

Olá amigos do site Agência14News. No texto da coluna “Ingienare” desta semana vamos falar sobre a Relação entre a Manutenção e Qualidade de Produtos. Vamos lá? Boa leitura a todos!

Manutenção e Qualidade de Produtos
Diego Pelícia
Especial para o Agência14News

Prestemos atenção nesse diálogo abaixo para começarmos a entender um pouco sobre a relação entre a Manutenção e a Qualidade!

Com a globalização da economia, a busca da qualidade total em serviços, produtos e gerenciamento ambiental passou a ser a meta de todas as empresas.

– O que a manutenção tem a ver com a qualidade total?
Disponibilidade de máquina, aumento da competitividade, aumento da lucratividade, satisfação dos clientes, produtos com defeito zero…
– Não entendi!
Vamos comparar. Imagine que eu seja um fabricante de rolamentos e que tenha concorrentes no mercado. Pois bem, para que eu venha a manter meus clientes e conquistar outros, precisarei tirar o máximo rendimento de minhas máquinas para oferecer rolamentos com defeito zero e preço competitivo.
Deverei, também, estabelecer um rigoroso cronograma de fabricação e de entrega de meus rolamentos. Imagine você que eu não faça manutenção de minhas máquinas…
– Estou começando a compreender.
Se eu não tiver um bom programa de manutenção, os prejuízos serão inevitáveis, pois máquinas com defeitos ou quebradas causarão:
• diminuição ou interrupção da produção;
• atrasos nas entregas;
• perdas financeiras;
• aumento dos custos;
• rolamentos com possibilidades de apresentar defeitos de fabricação;
• insatisfação dos clientes;
• perda de mercado.
Para evitar o colapso de minha empresa devo, obrigatoriamente, definir um programa de manutenção com métodos preventivos a fim de obter rolamentos nas quantidades previamente estabelecidas e com qualidade. Também devo incluir, no programa, as ferramentas a serem utilizadas e a previsão da vida útil de cada elemento das máquinas. Todos esses aspectos mostram a importância que se deve dar à manutenção.

Na próxima semana eu volto com mais um texto abordando o assunto de manutenção e qualidade dentro de uma empresa, sala de aula ou em um bom bate papo. Tem alguma duvida ou sugestão? Nosso canal de troca de informações é o dpelicia@gmail.com. Ótima semana a todos!

 
Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes