O 14News recebeu nesta semana um relato de lotação no PS do Hospital das Clínicas de Botucatu.
O caso recebido diz o seguinte: “Existiam 74 pacientes alocados em macas amontoadas, umas ao lado das outras. Eram só 4 funcionários. Para se ter uma ideia não tinha maca disponível no PS. Isso é desumano tanto ao paciente quanto ao funcionário. Pelo que informaram, o correto seriam 3 pacientes por funcionário. O local foi projetado para 20 macas para uma distância segura, mas está com 74”, diz o relato de uma pessoa que esteve no PS.
O site 14News enviou essa demanda ao HC de Botucatu e à Secretaria Estadual da Saúde. A resposta veio da pasta estadual:
“O Pronto Socorro do Hospital das Clínicas de Botucatu atende casos de média e alta complexidade da região de Bauru e garante atendimento a toda população. Os pacientes são avaliados por equipe multidisciplinar e são mantidos em observação até que haja diagnóstico clínico, seja alta ou encaminhamento para leitos em demais setores.
O HC de Botucatu possui orçamento próprio e recebe recursos federais e estaduais para atendimento SUS. No total, já recebeu mais de R$ 285,2 milhões somente neste ano.
A Secretaria de Estado da Saúde mantém diálogo permanente com os gestores da unidade e analisa constantemente o cenário do serviço”, informou a Secretaria Estadual da Saúde ao 14News.
Apesar da nota do Estado, a gerência do HC nunca escondeu problemas sérios no orçamento, ainda mais agora na pandemia, com dificuldades para fechar as suas contas, devido à grande procura de toda a região.