20 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Lideranças da situação e oposição comentam convite feito para João Cury integrar o Governo do Estado

O prefeito João Cury Neto (PSDB), que está há cerca de um mês encerrar o seu segundo mandato na gestão municipal de Botucatu, foi convidado para integrar o governo Geraldo Alckmin, na área da educação.

O assunto repercutiu nessa quinta-feira (24), em Botucatu. Seu irmão, o deputado Fernando Cury, disse que o convite foi merecido. “Estou muito feliz com o convite feito pelo governador Geraldo Alckmin para que meu irmão, o prefeito de Botucatu, João Cury, passe a fazer parte da sua equipe na Secretaria Estadual de Educação, presidindo a Fundação para o Desenvolvimento da Educação”, disse.

A FDE, lembra Fernando Cury, é responsável por viabilizar a execução das políticas educacionais definidas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, implantando e gerindo programas, projetos e ações destinadas a garantir o bom funcionamento, o crescimento e o aprimoramento da rede pública estadual de ensino. “Entre suas principais atribuições estão: construir escolas, reformar, adequar e manter os prédios, salas de aula e outras instalações; oferecer materiais e equipamentos necessários à Educação; gerenciar os sistemas de avaliação de rendimento escolar, entre outras atividades”, cita.

RECONHECIMENTO AO TRABALHO

De acordo com ele “esse convite é o reconhecimento por oito anos de muito trabalho dedicados a melhorar a vida da nossa população”. “Tenho certeza que, se aceitar o convite, o João seguirá desempenhando, com toda sua competência, um trabalho muito produtivo em prol da Educação do nosso Estado, assim como fez em Botucatu, onde construiu escolas, entregou uniformes aos alunos, estendeu o bônus do Fundeb a todos os funcionários da Educação; aumentou em quase 100% o número de servidores da Secretaria; implantou o Sistema Próprio de Ensino; investiu em tecnologia [entrega de tablets, notebooks, computadores e projetores interativos às unidades escolares]; além da elaboração do Plano Municipal de Educação e do Plano de Carreira do Magistério, que se encontra em fase de conclusão. Essa é mais uma demonstração de como a política do bem não tem limites para abençoar a vida das pessoas. Siga em frente, meu irmão! Sempre pensei que você teria um grande futuro pela frente”, afirmou o deputado estadual.

João Cury estuda o convite, e há grande chance de aceitar. Ele também é indicado a disputar uma vaga para deputado federal.

REPERCUSSÃO

O advogado Gustavo Branco, que é um dos críticos em cometários da cena política também publicou na sua rede social sobre o tema. “Já disse em outrora que o João seria, inclusive, secretário para, quiçá, ser lançado ao governo paulista nas próximas eleições. Não duvido de sua competência, apesar de legítimas divergências que tenho em alguns pontos. Mas o que mais me surpreendeu na notícia é que eu desconhecia a existência dessa fundação e sua finalidade”

PSOL

Daniel Carvalho do PSOL também opinou. “Sou contra esta suposta nomeação até que se resolva o processo do Caso Sangari que investiga o presidente do PSDB de Botucatu e prefeito da cidade. Em 2010 a Prefeitura contratou sem licitação a empresa Sangari – hoje renomeada como Abramundo – através da Secretaria de Educação e pagou a ela R$ 7 milhões por fornecimento de material educacional até 2012, ano em que o contrato foi rescindido. Há suspeitas de irregularidade nesta contratação e o Ministério Público pede a restituição do dinheiro investido aos cofres públicos assim como a cassação dos direitos políticos do prefeito e do então secretário de educação do governo, tornando-os ficha suja e inelegíveis. Até que se conclua este processo acredito que a nomeação do líder do PSDB para a mesma pasta mas em esfera mais abrangente e com maior poder de atuação seria uma decisão precipitada”.

PARTIDOS

A reportagem também procurou Lelo Pagani e Érick Facioli, que foram os outros dois candidatos às eleições municipais deste ano por outros partidos. Facioli opinou. “Acho natural o convite, é um dos prefeitos do PSDB que se destacaram nos últimos anos. Porém, antes, acredito que seja necessário o esclarecimento total do caso Sangari. Afinal, o FDE é um orgão ligado à Educação, área onde exatamente o prefeito ele é acusado pelo Ministério Público”.

Lelo Pagani se posicionou da seguinte forma: Acho positivo, um ganho para a cidade”.

 

(Do Agência14News)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes