18 de maio de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Homenagem é realizada a Braz de Assis Nogueira, em Botucatu

A reportagem do 14News esteve na Avenida que recebeu o nome de Braz de Assis Nogueira, que foi deputado duas vezes por Botucatu. O trecho fica após o Viaduto que leva o nome de Josey de Lara Carvalho, ligando os setores norte e leste da cidade.

O local recebeu um totem com a placa com sua data de nascimento e falecimento com o plantio de 2 mudas de árvores feitos por um neto, Octávio e bisneta Maria Luiza, vindos de São Paulo.

História – Braz de Assis Nogueira (Botucatu, 29 de março de 1928 — São Paulo, 2 de junho de 2018), foi um administrador, agricultor e político brasileiro, deputado federal por São Paulo entre os anos de 1955 e 1975. Filho de Agenor Nogueira e de Isolina Pais Nogueira, fez seus estudos básicos na cidade natal, concluindo-os em 1947. Iniciou sua carreira política elegendo-se vereador, pelo Partido Social Democrático, em Botucatu no ano de 1956, cumprindo o mandato até 1959. Suas atividades como cafeicultor e a proposta, como homem público, de atuar no setor, o projetaram no cenário da cafeicultura paulista. Em 1964 formou-se pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, em São Paulo. Viajou aos Estados Unidos em 1965 e à Europa em 1966 como observador dos mer­cados consumidores de café, tornando-se membro, nesse último ano, da Junta Consulti­va do Instituto Brasileiro do Café, atuando como relator dos seus “Planos de safra”, “Orçamentos” e “Balanços”.

– Plantio de mudas na rotatória da Avenida Braz de Assis Nogueira.

No pleito de novembro de 1966 elegeu-se deputado federal por São Paulo na legenda da Aliança Renovada Nacional (ARENA), partido de apoio ao regime militar instaurado no país em abril de 1964, to­mando assento na Câmara Federal em feve­reiro do ano seguinte. Foi relator da comis­são parlamentar de inquérito sobre atividades do Instituto Brasileiro de Reforma Agrária (Ibra) e do Instituto Nacional de Desenvolvi­mento Agrário (Inda), tendo representado a Câmara dos Deputados na reunião da Organização Internacional do Café, realizada em 1968 em Londres. Durante o mandato empenhou-se em transferir para a Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu, o uso e posse da Fazenda Lageado,[desambiguação necessária] onde passaram a funcionar os cursos de agronomia, veterinária e a faculdade de zootecnia.

Em 1970 desligou-se da Junta Consultiva do IBC e no mês de no­vembro reelegeu-se deputado federal na mesma legenda, tornando-se no ano seguinte membro da Comissão de Economia e suplen­te da Comissão de Finanças. Ainda em 1971 cursou a Escola Superior de Guerra. Deixou a Câmara em janeiro de 1975, ao término da legislatura. Ainda neste ano, chegou a ser cotado como possível suplente do ex-governador Carvalho Pinto (1959-1963) no senado, mas decidiu retirar-se da cena política, passando a se dedicar às suas atividades anteriores: a administração de fazendas e a pecuária. No final da década de 1970 ensaiou um retorno à vida pública, como um dos fundadores do Diretório paulista do Partido Popular (PP), agremiação liderada nacionalmente por Tancredo Neves, do qual afastou-se por discordar da fusão desta legenda com o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).

– Autores da homenagem e a família de Braz de Assis Nogueira em Botucatu. (Foto: Cristiano Alves do 14News).

Industrial, publicitário, pecuarista e cafeicultor, dirigiu fazendas em São Paulo e no Mato Grosso do Sul, sendo um dos primeiros a ocupar a frente de expansão no Pará. Tor­nou-se diretor da Empresa Teatral Peduti e da Associação Cristã de Moços, vice-presiden­te da Proex Produtores e Exportadores e membro da Associação Rural Brasileira e da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil.

Em janeiro de 2000, suas atividades profissionais estavam concentradas na pecuária. Casou-se com Maria Rosa Peduti Noguei­ra, com quem teve duas filhas. Uma delas, Isolina do Carmo Nogueira de Sales, casou-se com Antônio Luís Barros de Sales, filho de Sales Filho, deputado federal por São Paulo entre 1955 e 1957, em 1958, e entre 1971 e 1975. (Com Wikipedia).

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes