18 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Governo de SP entrega 977 respiradores e leitos de UTI passam de 7 mil no estado

-O Governador João Doria anunciou a aquisição dos respiradores.

Aparelhos foram distribuídos para unidades hospitalares da capital e outros 19 municípios da Grande São Paulo, interior e litoral, fortalecendo rede de saúde

O Governador João Doria confirmou nesta sexta-feira (5) a entrega de 977 respiradores para unidades hospitalares de 20 municípios da Grande São Paulo, interior e litoral. Com os novos equipamentos para atendimento a pacientes graves contaminados pelo coronavírus, o estado de São Paulo passa a contar com mais de 7 mil leitos de UTI na rede pública de saúde.

“Cada respirador entregue significa um novo leito de UTI aberto. São Paulo dobrou o número de leitos de UTI desde o início da pandemia, hoje já temos mais de 7 mil leitos no estado em ações integradas com as prefeituras”, declarou o Governador.

Doria também disse que outros 700 respiradores deverão ser entregues até o final da próxima semana. “Teremos mais 1,6 mil leitos de UTI disponíveis até 30 de julho”, afirmou. A expansão robusta de vagas de UTI em todo o estado em pouco mais de dois meses é considerada uma medida decisiva para manter a capacidade de atendimento do sistema de saúde durante a pandemia.

A distribuição dos equipamentos priorizou cidades em que a taxa de ocupação de UTIs para pacientes COVID-19 era considerada alta. A expectativa do Governo do Estado é conseguir manter os índices de internações graves abaixo de 80%, o que permitirá que as cidades atendam a critérios de flexibilização da quarentena e reabertura gradual da economia previstos no Plano São Paulo.



“Temos a capacidade hospitalar fortalecida e chegando exatamente a 7.122 leitos de UTI, dando segurança em um momento de retomada consciente da economia e em que a capacidade hospitalar estabelecida está dentro dos parâmetros estabelecidos pela ciência”, declarou o Secretário de Desenvolvimento Regional Marco Vinholi.

Coordenador do Comitê de Saúde do Estado, o médico Carlos de Carvalho disse que a rede pública de saúde também está aperfeiçoando protocolos de atendimento para profissionais que atuam em alas de terapia intensiva. “A junção de novos leitos com melhor treinamento das equipes pode propiciar um número menor de mortes no nosso estado.”

Distribuição

Os 977 respiradores entregues pelo estado foram distribuídos por 39 unidades hospitalares de 20 municípios e outras 50 ambulâncias com suporte para pacientes graves.

A capital recebeu 668 equipamentos. Na Grande São Paulo, houve envio de aparelhos para Barueri (10), Diadema (10), Franco da Rocha (10), Francisco Morato (10), Guarulhos (15), Itapecerica da Serra (5), Itapevi (10), Itaquaquecetuba (17), Mauá (5), Mogi das Cruzes (10), Santo André (10), São Bernardo do Campo (30), São Caetano do Sul (10) e Osasco (13). No interior, receberam respiradores hospitais de Campinas (10), Piracicaba (10) e, no litoral, unidades de Itanhaém (6), Praia Grande (5) e Santos (5).


O Governo de São Paulo prioriza a transparência na divulgação de dados de todas as frentes de enfrentamento ao coronavírus no estado. O site saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/ oferece a todos os cidadãos uma ampla base de informações e estatísticas sobre saúde, taxas de isolamento, despesas e gastos no combate à pandemia, decretos estaduais sobre a quarentena e o detalhamento do Plano São Paulo de retomada consciente da economia, entre outras ações.

O site está no ar desde 31 de janeiro e visa facilitar e agilizar o acesso a todo o conteúdo oficial e atualizado diariamente pelo Estado. A transparência na comunicação com a sociedade civil e órgãos públicos e privados é um dos eixos do Governo de São Paulo no combate à pandemia. Além da base de dados, o espaço reúne conteúdo informativo e multimídia para download, dúvidas frequentes e uma seção exclusiva de combate a notícias falsas.

Boletim completo (seade.gov.br/coronavirus/)

Diariamente, a Secretaria de Estado da Saúde e a Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados Estatísticos) divulgam diversas bases de dados sobre o avanço da pandemia em números de casos e mortes, taxas de internação em leitos de UTI e enfermaria exclusivos para COVID-19, além de dados demográficos e de isolamento social.

As informações estão divididas em duas páginas que podem ser alteradas no pé de cada uma. Na primeira, há gráficos clicáveis com o avanço diário de casos, total de infectados e mortes, casos, óbitos e taxas de letalidade por município e um mapa clicável do estado com casos absolutos e taxa de infectados por 100 mil habitantes.

Na segunda, é possível consultar outro mapa e obter dados por município e também por 17 áreas de DRSs (Departamentos de Regionais de Saúde). Há ainda gráficos com as curvas de avanço de casos em números absolutos, novos infectados por dia e as respectivas médias móveis, além dos percentuais de ocupação de leitos hospitalares por pacientes COVID-19.

Todos os dados do boletim completo estão disponíveis para download em formato de tabela, o que facilita o trabalho de pesquisas independentes. O boletim também dá acesso a um repositório de dados e a um documento em formato PDF com as informações oficiais da Secretaria da Saúde e do Ministério da Saúde.

Taxa de isolamento (saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/isolamento/)

O SIMI-SP (Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo) atualiza diariamente o índice de adesão ao isolamento social no estado. Elaborado pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) da Universidade de São Paulo, o mapeamento abrange 104 municípios com mais de 70 mil habitantes.

O serviço é viabilizado por acordo com as operadoras de telefonia por meio da ABR (Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações) e do IPT, para que o Estado possa consultar informações agregadas e anônimas sobre deslocamento nos municípios paulistas mapeados.

As informações podem ser visualizadas em gráficos percentuais sobre o avanço diário da medição de acordo com a média estadual e dos municípios. Há ainda um mapa clicável com o ranking das 20 melhores taxas municipais por dia, além de dados tabulados o dia 5 de março. Todas as informações também estão disponíveis para download em seis formatos digitais diferentes.

Gastos transparentes (saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/transparencia/)

Diariamente, o Governo de São Paulo também atualiza uma seção exclusiva com todos os gastos e despesas estaduais para o combate à pandemia e seus efeitos sobre diversas áreas. É possível consultar a base de dados por secretaria estadual, origem dos recursos, número de processos, nome de item ou finalidade de serviço e empresas contratadas.

As informações consolidadas podem ser visualizadas em forma de gráficos ou ainda em tabulamento individual detalhado. A base de dados está disponível para download em formato de tabela para livre consulta.

Plano São Paulo (saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/planosp/)

O Plano São Paulo reúne um conjunto de estratégias sanitárias e critérios científicos para permitir a retomada consciente da economia em todos os 645 municípios do estado.

A página oferece um mapa com o panorama semanal das cinco fases de reabertura de atividades não essenciais em 17 regiões por DRS (Departamento Regional de Saúde) e uma tabela resumida sobre o que pode ou não funcionar e de que forma em cada etapa.

Há também a disponibilidade de 16 protocolos operacionais e sanitários para as diferentes atividades econômicas. Todo o material pode ser consultado online ou via download, assim como protocolos de testagem de COVID-19 em empresas e serviços privados. O site também disponibiliza o e-mail plano@sp.gov.br para dúvidas sobre o Plano São Paulo e o decreto que instituiu o programa.

Doações (saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/doacoes/)

A transparência das ações estaduais também se estende à arrecadação de doações de valores, bens e serviços destinados à população carente afetada com mais intensidade pela pandemia e apoio privado ao sistema público de saúde em São Paulo. Nesta seção, é possível ter acesso ao edital com as regras para doações e uma cartilha para que doadores contribuam sem a incidência de impostos.

O Governo de São Paulo também dispõe de listas de materiais preferenciais para doações tanto para o sistema de saúde como para famílias carentes, a relação completa de doações aprovadas até o momento e as parcerias para projetos desenvolvidos pelas Secretarias de Estado.

A página também oferece canais de contato direto para tirar dúvidas sobre as doações. Pelo e-mail doacaodebens@sp.gov.br ou pelo WhatsApp (11) 9-8882-1341, é possível tirar dúvidas e obter informações diretamente com a comissão que organiza as arrecadações segundo os critérios estabelecidos pelo Estado. Também é possível fazer doações em dinheiro via depósito em conta do Fundo Social de São Paulo ou boleto gerado no próprio site de forma simples e intuitiva.

Quarentena e decretos (saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/quarentena/)

Esta seção reúne os decretos e resoluções publicados pelo Governo de São Paulo no Diário Oficial do Estado com relação à quarentena iniciada em 24 de março. Além das íntegras dos textos com as regras para atividades essenciais e não essenciais, qualquer cidadão pode consultar as deliberações do Comitê Administrativo Extraordinário sobre complementações e detalhamento das normas gerais da quarentena.

Na mesma página, há ainda uma lista de dúvidas frequentes com vinte perguntas e respostas que oferecem informação de forma rápida e detalhada. Nela, por exemplo, é possível confirmar que o Estado recomenda a suspensão de cerimônias, celebrações, missas ou cultos presenciais, e não o fechamento de templos e igrejas.

Pessoas com deficiência (saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/pessoacomdeficiencia/)

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência também recebe destaque na transparência das ações de enfrentamento ao coronavírus em São Paulo. O site oferece conteúdo multimídia de forma acessível e dá orientações específicas de prevenção para pessoas com deficiência e seus familiares, além de cuidadores.

A seção também oferece uma lista de contatos para teleatendimento em 17 unidades da Rede de Reabilitação Lucy Montoro na capital e também no interior. O atendimento à distância é um serviço essencial para pacientes de grupo de risco ou aqueles que não conseguem se deslocar com segurança.

Notícias e combate a fake news

A divulgação de notícias oficiais e sobre as ações de combate ao coranavírus é uma importante ferramenta para proteger a saúde pública e levar informações corretas e precisas a toda a sociedade. A página saopaulo.sp.gov.br/noticias-coronavirus/ reúne conteúdo distribuído pelo Governo de São Paulo a veículos de imprensa de todo o estado.

O combate a notícias falsas e distorcidas também é prioridade nas ações de transparência do Estado. Na seção saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/sem-fake-news/, qualquer pessoa tem acesso a informações verificadas, dados oficiais e uma cartilha sobre como identificar e evitar a disseminação de fake news. Há também material disponível para compartilhamento em redes sociais sobre notícias e mensagens falsas desmentidas pelas fontes oficiais.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes