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GEB: junto a nova necessidade do consumidor, mudou também a forma de vender durante a pandemia

A pandemia atingiu boa parte das atividades econômicas. Muita gente teve que se reinventar para sobreviver. Dentro disso, pesquisas apontam que 700 mil empresas não irão reabrir após essa fase. Isso mostra ainda mais a importância de se buscar ferramentas para continuar no mercado.

Dentro desse contexto, a reunião do GEB – Grupo de Empreendedores de Botucatu (SP) ocorreu nesta quinta-feira (06), com novo modelo, reunindo integrantes e convidados, e ainda, trazendo também boas perspectivas para algumas áreas, que foram bem mais procuradas durante a pandemia na internet.

A reunião online mostrou que o grupo, no mês de julho, apesar da situação econômica, movimentou 30 mil reais em negócios somente entre os membros do GEB. Os moderadores Pedro Souza (presidente do GEB e da Foco Business) e Renato Drummond (membro e gestor do Kumon) apresentaram o tema: “como inovar e surpreender os seus clientes”.

Um dos focos do tema foi o de não se desconectar e sim fomentar o networking com clientes e parceiros.

Foi citado que a forma de consumo mudou durante a covid tendo em vista a realidade latente do home-office. Para constatar isso basta verificar o tipo de pesquisa que mais foi feita no Google, como: notícias (75%), pão caseiro (66%), cozinha (40%), fazer “em casa” (123%), mostrando que as pessoas estão adaptando o imóvel para o trabalho, cuidando mais da residência, e ao mesmo tempo, procurando preencher o tempo com algumas atividades de cozinhar, por exemplo.

Outro setor que teve maior procura foi a construção civil, com buscas direcionadas a materiais de construção (35%), tintas para parede (61%) e demais itens como ferramentas para esse uso conjunto.

O recado dado aos empreendedores é que mesmo o setor estando aquecido ou não, a dica é não perder o contato com os clientes e continuar próximo deles. Uma das áreas citadas de paralisação e retorno promissor foi a da beleza. Ana Flávia Francisco (esteticista e cosmetóloga) ajudou clientes com o autocuidado em casa e isso não fez com que deixassem de voltar quando a empresa reabriu, e sim, acabou gerando nova procura no salão, pois as pessoas dizem preferir serem cuidadas por profissional, pois dessa forma, tudo saíra perfeito.

Já a iniciativa dos empreendedores divulgarem ou até criarem vídeos também foi citada como forma de divulgarem seus produtos nas redes sociais. O recado é que as pessoas devem começar a gravar, vencendo qualquer receio ou vergonha – mesmo com os recursos que tem em mãos – e irem melhorando com o tempo, pois o seu conhecimento pode ser uma informação importante para alguém.

Algumas ideias e as saídas encontradas por empresários também podem trazer uma luz para os demais. Na área de turismo, Edu Carrega da “Plustag Sites” citou que um cliente do ramo de turismo optou por criar um pacote de passeio completo. Isso atraiu mais pessoas. Organizou-se essa atividade para que não haja aglomeração. Com essa mudança, o ramo de atividade não ficará parado.

A reunião do GEB teve a participação de 40 pessoas, entre membros e convidados.

Sobre o GEB

É um Grupo de Business Networking na cidade de Botucatu que reúne mais de 60 empreendedores de diferentes segmentos do comércio e da prestação de serviços. Foi fundado em 13 de janeiro de 2017.

As reuniões acontecem todas às quintas-feiras, agora online, para realizar negócios e estreitar parcerias entre pessoas com mindset empreendedor e que estão dispostas a pensar e ter atitudes semanais fora da caixa para aumentar a atratividade da cidade e consequentemente melhorar o giro financeiro individual. Saiba mais.

Redação 14 News

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