25 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Facebook, WhatsApp e Instagram têm problemas de carregamento

Usuários das redes sociais Facebook, WhatsApp e Instagram relataram dificuldades na operação das plataformas durante esta quarta-feira (03). As três redes pertencem à companhia Facebook, com sede nos Estados Unidos. No Brasil, a rede social de mesmo nome e o Whatsapp são acessados, cada um, por mais de 130 milhões de pessoas. A instabilidade foi sentida em diferentes regiões do mundo.

Entre os problemas informados estavam a não disponibilização de imagens no Facebook. Também no Whatsapp, usuários disseram não conseguir carregar imagens ou enviar e ouvir áudios.

Mensagens nas próprias redes e em outras, como no Twitter, repercutiram o problema. A hashtag #facebookdown estava entre as principais nos trending topics do Twitter, ao longo da manhã. Memes com o fundador e CEO da companhia, Mark Zuckerberg, ganharam a web.

Por meio de sua conta no Twitter, o Facebook afirmou que “está ciente que algumas pessoas estão tendo problemas para subir ou carregar imagens, vídeos e outros arquivos nos nossos apps”. E completou, se desculpando: “Pedimos desculpas pelo problema e estamos trabalhando para trazer as coisas ao normal novamente o mais rapidamente possível.”

Eduardo Carrega que atua com desenvolvimento de sites em Botucatu foi ouvido pelo Agência14News: “A falha ocorrida no dia de hoje nos serviços de arquivos do WhatsApp não atinge somente o comunicador, mas também a alguns serviços de imagens do Facebook, Messenger, já que ambos, além do Instagram, também compartilham da mesma infraestrutura de armazenamento e distribuição descentralizada de arquivos. Esta falha, que atinge o Brasil e a Europa, não é tão rara assim, em outros momentos da trajetória de assimilação de aplicações pelo Facebook ao decorrer de sua história, como: WhatsApp, FourSquare e Instagram, sofreram panes similares, prejudicando o dia a dia de milhões de usuários pelo mundo todo”.

Porque a falha acontece?

“É difícil apontar com certeza, mas o mais provável é um quebra de comunicação com entre os múltiplos servidores de arquivos da rede do App com o CDN – content delivery network, em português: rede de distribuição de conteúdo, que funcionam como servidores de arquivos, imagens e documentos, espelhados em infinitos servidores mais próximos de quem está navegado. Você quando navega num site, ou no Facebook, baixa códigos fonte para seu dispositivo, e depois existe uma segunda chamada de seu dispositivo para baixar os arquivos que forma a interface do site, app, ou no caso, imagens do comunicador”.

“Esta quebra de comunicação normalmente ocorre por motivos físicos, como por exemplo quebra de um cabo de transmissão continental, queima de componentes de grandes servidores responsáveis por gerenciar essa enorme demanda, e ainda falta de energia em uma grande localidade, que impede que a internet se conecte em cada um dos nós (nodes) necessários para entregar ou levar uma informação. – É como a rede de energia nos postes, se uma dos trechos se romper, a energia não chega, o mesmo ocorreu nesta falha”.

E o Telegram? 

“É fato, todas as vezes que o WhatsApp apresenta alguma falha, o volume de pessoas ingressando no app similar e concorrente é muito maior, – só das 11 da manhã até as 14:30, mais de 20 pessoas surgiram em minha lista do Telegram” – comenta Eduardo Carrega, consultor de internet e redes sociais.

Quando vai voltar?

“Ninguém tem a capacidade de afirmar isto, o que sabemos é que o Facebook tem um excelente plano de contingência, assim como Apple, Microsoft e outras gigantes da tecnologia, acreditamos que não deva ser superior a 12 horas até o restabelecimento dos serviços em sua plenitude”.

(do Agência14News)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes