Nesta quinta-feira (01/10), a reunião online do G.E.B. (Grupo de Empreendedores de Botucatu) abriu espaço para visitantes. O encontro começou com a mensagem do dia: “Velhos Caminhos não abrem portas”: uma reflexão de que sempre é possível buscar novas perspectivas de crescimento e inovar para o cliente.
Pedro Souza que é presidente do GEB deu início ao evento. Participaram cidades de Minas, São Paulo e de Botucatu. O tema foi “Por que engajar sua equipe com o marketing da sua empresa?”. Uma das reflexões básicas foi que não se vende o que você não compra. É preciso acreditar de verdade em seu produto.
Em um dos momentos chegou-se a ser questionado o motivo das pessoas de uma equipe não compartilharem ou curtirem a publicação de onde se trabalham.
A colocação dos empreendedores é que ao serem vistos como número, os colabores não se envolvem como deveriam. A mentalidade de se mudar precisa ser dos dois lados: do empregador e de quem faz parte da equipe.
Nesse sentido, elas não entenderam a real importância do trabalho que desenvolvem e nem têm ideia do poder de fogo das redes sociais quando há um grupo (seja de 10 pessoas) unido para levar à frente uma publicação. Quando se consegue a sintonia com sua equipe, cada um tem 2 mil amigos e mesmo sem impulsionamento essa postagem pode chegar a uma distância muito grande.
Entre as sugestões colocadas para resolver o problema em equipe é evitar que o colaborador somente acredite que o chefe é quem define melhorias. Ela pode ser construída em conjunto, com os colaboradores. Quando sentem que fazem parte e são valorizados também passam a se envolver mais.
Um exemplo citado foi de uma faculdade que incentivou os próprios colaboradores a fazerem a campanha nas redes sociais para atrair novos alunos.
Mesmo quem é prestador de serviço a uma empresa precisa entender a sua missão no mercado, se envolver e fazer parte de uma maneira mais intensa.
Nesse sentido, quando se fala de empresa-colaborador é preciso definir um plano de ação para que as pessoas se desenvolvam, e se forem valorizadas, farão o mesmo com o local onde trabalham.
Hoje em dia há necessidade de abandonar a mentalidade existente desde a revolução industrial, de somente ganhar salário e pagar contas, mas sim, definir qual o seu propósito de vida. O que você quer realmente fazer de sua história? Dessa forma, se faz necessário desenvolver competências de liderança – e todos precisam ir avançando de fases – e alcançando novos desafios.
Essas mudanças se fazem mais que necessárias, pois hoje, não se vê mais o “brilho nos olhos” das pessoas, pois é importante dizer que o empreendedor não é ter CNPJ e cumprir lista de atividades e funções, e sim chamar para si várias coisas: um propósito, um risco, seja algo com dificuldade, e querer fazer. Dentro disso, empresa deve ser um legado a ser perpetuado.
Sobre o G.E.B.
O Grupo de Networking business se reúne semanalmente para estreitar parcerias comerciais e fomentar a cultura empreendedora por meio de dicas, treinamentos e palestras. O grupo reúne mais de 60 empreendedores de diversos segmentos do comercio e da prestação de serviço de nossa cidade.
A data de nossa fundação é 13|01|2017.
Os encontros acontecem todas às quintas-feiras a partir das 7 da manhã começando por um delicioso coffee break entre os membros e a partir das 07h30 iniciam-se as apresentações comercias, bem como os conteúdos empreendedores.
Durante a pandemia a reunião semanal é online utilizando a ferramenta ZOOM.
O lema é “a não segregação”, por este fato nosso grupo se difere de outros podendo ter vários membros do mesmo segmento empresarial.
Você pode conhecer nosso projeto sem custo e sem compromisso – https://bit.ly/2WinXrz