18 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Sem acordo, TRT agenda nova audiência de conciliação entre Embraer e Sindicato dos Metalúrgicos

O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, de Campinas, marcou para o dia 29 de setembro uma nova audiência de conciliação entre Embraer e Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos.

A Embraer apresentou proposta de extensão do plano de saúde e vale alimentação no valor de R$ 450 até junho de 2021 e reforçou a preferência de recontratação conforme retomada de mercado, em termos similares aos demais acordos coletivos celebrados com outras entidades sindicais, como o Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo, Sindicato dos Metalúrgicos de Botucatu e Sindicato dos Técnicos Industriais de Nível Médio do Estado de São Paulo (SINTEC-SP).

A pandemia afetou particularmente a aviação comercial da Embraer, que no primeiro semestre de 2020 apresentou redução de 75% das entregas de aeronaves, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Desde o início da pandemia, a Embraer adotou uma série de medidas para preservar empregos como férias coletivas, redução de jornada, lay-off e licença remunerada, conforme negociações com os sindicatos. Também reduziu o trabalho presencial nas plantas industriais com o objetivo de zelar pela saúde dos colaboradores e garantir a continuidade dos negócios. A Embraer implementou ainda três planos de demissão voluntária (PDV).

Após assembleia, Sindicato Nacional dos Aeronautas assina acordo com Embraer

A Embraer recebeu hoje do Sindicato Nacional Dos Aeronautas a aprovação do Acordo Coletivo (ACT) para a extensão dos benefícios aos tripulantes desligados. Os associados aceitaram a proposta em assembleia on-line realizada pela entidade sindical na última sexta-feira, dia 18.

O ACT assinado prevê que os aeronautas desligados poderão manter o plano de saúde, extensivo aos dependentes já cadastrados no plano, com o pagamento integral da mensalidade pela empresa, a partir da rescisão contratual até 30 de junho de 2021. O acordo também prevê pagamento do auxílio-alimentação no valor mensal de R$ 450 pelo mesmo período.

Além disso, a empresa se comprometeu a dar prioridade aos aeronautas demitidos na vigência deste acordo em futuros processos seletivos para contratações.

https://www.facebook.com/metalurgicosbtu/posts/651774882378640

Este é o quarto Acordo Coletivo celebrado entre a Embraer e representantes sindicais de diversas categorias. Na última segunda-feira, dia 21, o Sindicato dos Técnicos Industriais de Nível Médio do Estado de São Paulo (SINTEC-SP) aceitou proposta similar ao acordado com os aeronautas. O mesmo já havia ocorrido também com o Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo e com o Sindicato dos Metalúrgicos de Botucatu.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes