29 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Diego Pelícia fala sobre Usinagem

Olá amigo do Agência14News.

No texto da coluna “Ingenare” desta semana vamos falar sobre Usinagem.

Vamos lá? Boa leitura!

Usinagem
por Diego Pelícia
especial para o Agência14News

Olá caríssimo leitor do Agência14News, estamos aqui para começar o ano de 2017 com o pé direito, e muita garra e coragem para vencer. O tema de hoje é Usinagem.

Um tema muito abrangente, se olharmos a nossa volta encontraremos muitos objetos que são provenientes da remoção de materiais através de uma máquina ferramenta, e uma ferramenta para a remoção desses materiais denominados cavacos ou resíduos de uma operação de usinagem. Tá difícil de entender? Vamos facilitar um pouco essa explicação: usinagem de uma maneira bem simples é o fato do torneiro mecânico, fresador, torneiro ferramenteiro entre outras profissões que são do meio, dar forma a um material em bruto, geralmente esse material é algum tipo de aço ou alumínio, esses são os mais comuns, mas também pode ser latão, cobre, madeira, ligas de aços especiais e até mesmo a prata e o ouro.

Esses processos de usinagem dependem muito de qual a forma do material que quer usinar, geralmente materiais cilíndricos usamos o a máquina chamada torno e se for com o formato quadrado usaremos a máquina chamada fresadora. Afinal o que é um torno e uma fresadora? Fácil, vamos ver suas definições:

– Torno mecânico: é uma máquina extremamente versátil utilizada na confecção ou acabamento em peças dos mais diversos tipos e formas. Estas são fixadas entre as pontas de eixos revolventes a fim de que possam ser trabalhadas pelo torneiro mecânico, profissional altamente especializado no manuseio deste tipo de equipamento de precisão. O torno pode executar o maior número de obras do que qualquer outro tipo de máquina ferramenta. É considerado fundamental na civilização moderna, pois dele derivaram todas as outras máquinas e ferramentas.

– Fresadora: é uma máquina derivada do torno mecânico. Seu desenvolvimento ocorreu a partir de dificuldades em conseguir executar tipos de usinagem em seu predecessor. A fresadora é utilizada para fresar, podendo serem realizadas operações de desbaste e acabamento, de acordo com a ferramenta e as condições de corte. Existem muitos tipos destas máquinas operatrizes, as mais comuns são chamadas fresadoras universais destinadas à fabricação de engrenagens ditas retas e helicoidais, além de roscas sem fim e confecção das mais diversas ferramentas com as mais diversas formas utilizadas num ramo da metalurgia chamado de ferramentaria.

Bom no texto de hoje falamos mais da máquina em si do que realmente o seu processo de usinagem.

Nos próximos artigos trataremos mais sobre essas partes explicando com muita minucia, e de uma forma bem simples para que fique bem entendido e quem sabe sai algum leitor que se interesse pela área e se aprofunde.

Na próxima quinta-feira eu volto com mais um texto de tudo o que acontece dentro de uma empresa. Tem alguma sugestão ou dúvida? Nosso canal para troca de informações é o dpelicia@gmail.com. Ótima semana a todos!

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes