18 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Diego Pelícia fala sobre os 5 “porquês”

Olá amigos do site Agência14news. No texto da coluna “Ingienare” desta semana vamos falar sobre 5 porquês! Vamos lá? Boa leitura a todos!

5 porquês uma ferramenta de fácil aplicação
Diego Pelícia
Especial para o Agência14News

As organizações buscam a melhoria dos seus produtos, pois a concorrência de outras empresas está sempre em franca evolução. A concorrência é grande, e no seguimento de encarroçadoras não é diferente. Essas empresas têm um grande destaque no sul do país, pois a região possui grandes fornecedoras de materiais para sua fabricação, fazendo com que o tempo de entrega de suprimentos seja menor, ajudando no tempo de encarroçamento do carro.

A otimização de tempo é fundamental para as estratégias empresariais, sendo que esta racionalização de tempo de produção, muitas vezes, é alcançada por meio da estruturação de uma rede de projetos sendo, geralmente, elaborada, fazendo-se uso do método dos 5 porquês, uma ferramenta mais simples para que possamos achar a causa raiz de um problema.

A partir desse método, determina-se a causa que leva o produto a certo tipo de dano e quais as tratativas que podemos implantar para que essa peça saia com qualidade atingindo a meta de satisfazer o seu produto final, tanto internamente quanto externamente, ou seja, a entrega do produto ao cliente. Esta técnica resume-se na repetição da pergunta “porquê” por pelo menos cinco vezes.

Com o objetivo de resolver algum problema encontrado na organização, utiliza-se a técnica dos 5 “porquês” a fim de encontrar a causa principal do problema em questão. Frequentemente, a primeira resposta ao problema não é a causa principal, e ao fazer a pergunta “porque” por várias vezes, vão sendo reveladas as diversas causas para o problema.

Com a técnica bem definida e aplicada diretamente no problema a solução é simples, fácil e rápida de ser encontrada, assim ficando mais cômodo para que possa ser implantada a solução e como será o método de sua aplicação ao problema.

Na próxima semana eu volto com mais um texto de tudo o que acontece dentro de uma empresa, sala de aula ou em um bom bate papo. Tem alguma duvida ou sugestão? Nosso canal de troca de informações é o dpelicia@gmail.com. Ótima semana a todos!

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes