18 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Combate ao câncer infantojuvenil: HC Botucatu lança Guia de Tratamento Oncopediátrico

-Débora Garcia Gasperini

Nesta segunda-feira (15) foi lembrado o Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil e, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no ano de 2020, a estimativa era de quase 8,5 mil novos casos da doença entre crianças e adolescentes no Brasil.

Para esclarecer as principais dúvidas sobre o tratamento e a internação dos pequenos pacientes, o setor de Oncologia Pediátrica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) elaborou um Guia de Tratamento Oncopediátrico, destinado aos pacientes que se encontram em tratamento contra o câncer infantojuvenil no Hospital, bem como a seus familiares.

O material foi elaborado pelas médicas assistentes da Oncologia Pediátrica do HCFMB Débora Garcia Gasperini e Manuella Pacífico de Freitas Segredo (chefe do setor).

O guia será fornecido, a partir deste mês de fevereiro, durante a primeira consulta da criança ou adolescente com a equipe da Oncologia Pediátrica. Dentre os conteúdos do material, os pacientes e suas famílias poderão conhecer mais sobre o serviço oferecido no HCFMB, saber como funciona a rede de apoio composta pela equipe multiprofissional, como será realizado o atendimento, tirar dúvidas sobre os tipos de tratamento e os cuidados gerais e alimentares da criança e adolescente com câncer.

De acordo com Dr.ª Débora, uma das editoras do manual, a ideia surgiu por conta de uma parceria com outras instituições que também tratam esta doença. “Em uma das reuniões, percebemos que o nosso serviço precisava ter uma identidade forte e vimos como uma orientação mais detalhada ao paciente e aos seus familiares podia melhorar a adesão ao tratamento do câncer e os seus resultados. Assim, buscamos o apoio de diversos parceiros que proporcionaram a realização desse guia”.

Um dos pontos mais importantes do guia, segundo Dr.ª Débora, é a identificação pela família dos sinais de alarme que indicam quando o paciente e seus familiares devem procurar o serviço de urgência e emergência. “O guia é importante, pois como o próprio nome diz, serve de guia e apoio ao paciente e a seus familiares durante o tratamento. Pretendemos, futuramente, elaborar mais materiais como este, pois nossa equipe está trabalhando sempre pra melhorar o serviço e esclarecer a população cada vez mais”, finaliza.

A distribuição do Guia é gratuita e conta com o apoio da Associação Beneficente Arte Real (ABAR) e do McDonald’s Botucatu. (Por Maíra Masiero do HC de Botucatu).

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes