18 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Caixa Econômica se manifesta sobre mensagem de texto citando fraude na Mega da Virada

Nos dias próximos à Mega da Virada muita gente recebeu mensagens alertando que a loteria seria uma fraude e que casos de desvios teriam sido descobertos.

Ao receber esse material em um dos grupos de discussão em Botucatu, a reportagem do site Agência14News entrou em contato com o banco buscando um esclarecimento.

A mensagem trazia o seguinte teor: 

A GRANDE FARSA É DESCOBERTA! BRASIL: O PARAÍSO DA SACANAGEM
ESSES CANALHAS, CORRUPTOS DESTROEM OS SONHOS DAS PESSOAS!

*ATENÇÃO!* SE VOCÊ FAZ APOSTAS NA LOTERIA DA CAIXA, ESTÁ SENDO ENGANADO!!!

A Polícia Federal desconfiou que estivesse havendo algum tipo de fraude na MEGA SENA DA VIRADA e, mal começaram as investigações, pegaram várias pessoas envolvidas no esquema, entre elas, funcionários, auditores, e muito peixe grande, ligadas diretamente ao governo. Era muita gente envolvida no esquema. Eles fraudavam o peso da bolinha, fazendo sempre dar os números que eles quisessem e botavam 'laranjas' para jogar em diferentes Estados. Você que achava estranho a Mega Sena acumular tantas vezes seguidamente, e quando saía o prêmio, apenas uma pessoa ganhava, geralmente em algum lugar bem distante. Só podia ser algum tipo de fraude mesmo!!! Descobriram membros da quadrilha com 4 Bilhões em contas nos paraísos fiscais; o que menos tinha, tinha 8 milhões.

Isso é sacanagem com o povo brasileiro, que trabalha demais; muitos deixam até de comer alguma coisa para fazer uma fezinha! O que muito me admira é que quase não houve divulgação!!!!!!
Na TV só passou uma vez no Jornal da Record, e outra na BAND.. Certamente foram censurados… Está na cara que o governo não quer perder a bocada que fatura cada semana com os jogos, e nem quer mais CPIs.

Está notícia não pode ficar na gaveta, espalhem!!! Vamos nos unir e dar fim a essa grande rede de corrupção que envolve o nosso país.

Colabore com a DIVULGAÇÃO e ajude a desmantelar essa corja de corruptos que levam 45% do seu salário em impostos e ainda têm coragem de levar mais… Passe para todos da sua lista de contatos. (Fim da mensagem que ainda citada um escritório de advogadono texto).

 

RESPOSTA DA CAIXA

“As Loterias Caixa, em face de um spam divulgado na internet com informações inverídicas sobre o processo de sorteio e apuração das loterias federais, em especial a Mega-Sena, vêm prestar os esclarecimentos necessários à demonstração da transparência e da lisura que envolvem os processos e as operações das Loterias Federais e que também garantem e justificam a credibilidade conquistada junto à sociedade brasileira ao longo dos mais de 50 anos sob administração da Caixa”.

“COMO TUDO COMEÇOU – Preliminarmente, é necessária uma breve retrospectiva para que se entenda como essas falsas acusações sobre a Mega-Sena começaram a circular na internet. A circulação do spam, com notícias caluniosas sobre supostas fraudes no processo de sorteio e apuração das loterias federais, chegou ao conhecimento da Caixa em abril de 2005 e, de imediato, foram adotadas as seguintes providências: acionamento da Polícia Federal para identificação dos responsáveis; elaboração e envio de nota de esclarecimento para todos os endereços eletrônicos constantes das listas de distribuição das mensagens que vários internautas enviaram à Caixa; ações judiciais contra veículos de comunicação que repercutiram a matéria caluniosa emitindo infundados juízos de valor. Ao longo desse período, jornais de grande veiculação nacional divulgaram matérias sobre a improcedência dessas notícias, a saber: Jornal do Brasil (RJ), Zero Hora (RS), Correio Braziliense (DF), entre outros. Dentre as matérias jornalísticas que trataram do assunto, destacamos também aquela divulgada pelo IDG Now! (página especializada em tecnologia do portal UOL) sobre um phishing que usa suposta fraude na Mega-Sena para roubar dados bancários de usuários da internet”.

“O problema é que tais informações infundadas continuam circulando pela rede mundial de computadores e muitos de seus usuários, mesmo sem checar a veracidade dos fatos, repassam as falsas denúncias para longas listas de destinatários. A atitude, mesmo que aos seus autores possa parecer inofensiva, é leviana e pode causar prejuízos inclusive às pessoas que têm a desventura de serem identificadas como autoras do texto. NOTA DE ESCLARECIMENTO DAS LOTERIAS CAIXA Nota de Esclarecimento das Loterias Caixa Portanto, a origem de algumas denúncias que recorrentemente ocupam destaque na imprensa nacional está, em grande parte, na disseminação sem controle desse spam com informações caluniosas”.

“PROCESSO DE APURAÇÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO (TCU) A proliferação dessas notícias também suscitou a instauração de processo de apuração por parte do Tribunal de Contas da União, cujos trabalhos foram concluídos no dia 13 de novembro de 2006. Em seu despacho, o Ministro Ubiratan Aguiar considerou improcedentes as denúncias e determinou o arquivamento do processo em razão de não terem sido identificadas irregularidades após as diligências realizadas junto à Caixa Econômica Federal”.

Veja a resposta completa do caso.

Reportagem sobre os prêmios – Veja de onde são os ganhadores da Mega da Virada; outras loterias são opção de prêmio neste começo de ano.

 

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)

 

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes