A cidade de Botucatu deu um passo importante na imunização dos moradores com a vacinação em massa da pesquisa de efetividade da AstraZeneca Oxford (Fiocruz) até domingo (15/8).
Botucatu vacinou 71,9% com a segunda dose (106.525). No Brasil esse percentual é de 23,15% com 2 doses e 53,6% com a primeira dose no País. Botucatu aplicou na primeira dose 84,5% (125.106) referente à população de 148.130 habitantes, segundo o Censo mais recente.
A expectativa é que as duas doses tenham a sua efetividade em maior proteção em 2 a 3 semanas levando em conta quando começou a segunda aplicação, entre os dias 22 de de agosto e 29 do mesmo mês – e até a metade de setembro – para quem for imunizado em datas seguintes a 8 de agosto – “Dia D da Segunda Dose”.
Os dados usados hoje são referentes à população em geral tendo em vista que a partir desta semana começa a vacinação também de adolescentes por parte do plano do Governo do Estado.
Botucatu agora faz nova busca dos adultos faltantes da segunda dose para aumentar o seu percentual de pessoas protegidas.
A vacinação em massa é realizada pela Prefeitura, Oxford Astrazeneca, Fiocruz, Unesp, Justiça Eleitoral, Ministério da Saúde do Governo Federal e Fundação Gates.
Mesmo com a vacinação evoluindo, ainda é preciso manter as medidas de proteção como uso de máscara, distanciamento social e higiene.