25 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Botucatu tem os menores números de óbitos de SP, mas o futuro da pandemia ainda é incerto

-O secretário André Spadaro e o prefeito Mário Pardini nesta sexta-feira (17)

O prefeito de Botucatu Mario Pardini e o secretário da Saúde André Spadaro fizeram um balanço de quase 4 meses da pandemia do covid19. Nessa entrevista foi explicado que a cidade está fazendo um balanço diário comparativo com cidades com mais de 100 mil habitantes avaliando, por exemplo, a letalidade (calculado entre o número de óbitos e casos). Esse índice em Botucatu era de 7% em abril e hoje de 2%. O Estado tem 4,7 e no Brasil esse índice é de 3,9, ou seja, Botucatu tem 55% menos de letalidade que o Estado e 64% menos que o Brasil.

São 13 óbitos a cada 100 mil em Botucatu frente a 41 no Estado (é 67% menor em Botucatu) e 36 no Brasil que significa que o País tem 64% a mais que Botucatu.

Ainda foi destacado que os estudos mostram que Botucatu está entre as 15 cidades com menor índice de óbitos. O Município também é o 5º com menor letalidade entre as cidades com mais de 100 mil habitantes.

-Covid por faixa etária. Índice maior tem 387 casos de 30 a 39 anos

Apesar de números que são menores que as demais, ainda existe um alerta. E os especialistas são sabem ainda o que pode acontecer daqui pra frente.

Mesmo com a situação assim, o Hospital das Clínicas teve aumento para 73% no número de ocupação de leitos de UTI-Covid, o que preocupa.

Spadaro disse que acredita que essa luta está ainda antes da metade do tempo e que a pandemia pode se arrastar por meses ou ano. Ele colocou que ainda existem muitas dúvidas das autoridades quanto a uso de medicamentos, entrega de kits, quando será o pico, aprovação de vacina, entre outras coisas.

Salientou que esperava-se um pico mais rápido, mas isso não ocorreu. Para ele, o momento que as atividades foram restringidas em Botucatu – com menor circulação – foi o que evitou um quadro pior. O primeiro decreto da cidade foi em 23 de março e o pico da epidemia na cidade ocorreu no dia 29 de abril, mas poderia ter se prolongado e o sistema de saúde colapsado.

Botucatu ainda chega a ter crescimento de 100 casos ou mais por semana, o que é um indicativo que mostra a circulação do vírus de maneira intensa.


-Números referentes às cidades da Diretoria Regional de Saúde

O prefeito Mário Pardini disse que convidou a imprensa para mostrar os números que são diferentes que de outras cidades, mas não se pode baixar a guarda, por isso a importância da população continuar se protegendo e se resguardar ao máximo possível.

Vagas em UTI no HC

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) atualiza suas principais informações desta sexta, 17 de julho.

Altas

Foram registradas duas altas hospitalares de pacientes com diagnóstico confirmado de COVID-19 no HCFMB:

– Uma mulher de 65 anos e um homem de 29 anos, ambos moradores de Botucatu.

Óbito

Nas últimas 24 horas, foi registrado um óbito de paciente com diagnóstico confirmado de COVID-19. Trata-se de um homem de 73 anos, morador de Lençóis Paulista, internado em enfermaria.

O HC presta suas condolências à família.

O HCFMB contabiliza o total de 40 óbitos por COVID-19, sendo:

15 – Botucatu
3 – Laranjal Paulista
1 – Arandu
3 – São Manuel
4 – Conchas
1 – Itatinga
1 – Itapetininga
1 – Itu
2 – Bofete
2 – Torre de Pedra
3 – Areiópolis
1 – Pardinho
1 – Pirajuí
1 – Pereiras
1- Lençóis Paulista


Números de Avaré

A Secretaria Municipal da Saúde informa os dados atualizados sobre a pandemia do coronavírus em Avaré:

  • 193 casos confirmados: 17 em isolamento domiciliar, 163 curados, 10 óbitos e 3 pacientes internados na Santa Casa da Misericórdia de Avaré;
  • 1 caso suspeito aguardando resultado de exames;
  • 1238 casos descartados, incluindo exames feitos em laboratórios particulares.

Além da disponibilização diária no Facebook e no Portal da Transparência da Prefeitura de Avaré, o boletim também está disponível no link https://www.avare.sp.gov.br/index.php/coronavirus.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes