Hoje a comunidade do IBB está em luto. É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do docente Roberto Sogayar, professor tão querido por todos nós!
Professor Emérito do Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) – Câmpus de Botucatu, aposentado do Departamento de Parasitologia, foi pioneiro na criação de um modelo brasileiro de legislação para orientar a conduta ética na pesquisa e primeiro presidente da Comissão de Ética no Uso de Animais do Instituto, patrono da Academia Brasileira de Ciências de Animais de Laboratório, ocupando a cadeira número 18.
O IBB se solidariza com a família do professor Roberto e todos os seus alunos e companheiros de jornada. Está decretado luto oficial de 03 (três) dias, a partir desta data (07).
Professor Roberto Sogayar marcou a história do IBB e estará para sempre em nossos corações.
Resgate histórico
Confira a entrevista realizada pelo vice-diretor do IBB, professor William Zambuzzi, com o professor Roberto Sogayar, publicada em 2018. Este é um dos episódio do projeto ‘Resgate Histórico’, uma série de entrevistas com docentes e técnicos que contam a história da criação e desenvolvimento do nosso instituto. Assista aqui https://youtu.be/QYXxDIozxG0?si=r80o17q5W5R54XOB.
NOTA DE PESAR
A Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/UNESP) manifesta profundo pesar pelo falecimento do médico e professor ROBERTO SOGAYAR, ocorrido nesta terça-feira, 07 de maio de 2024, aos 83 anos de idade.
Aluno da 1ª turma do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (FCMBB), era mestre em Parasitologia pela UFMG e Doutor em Parasitologia pela USP.
Docente do Instituto de Biociências de Botucatu (IBB/UNESP), onde aposentou-se e recebeu o título de Professor Emérito (2008), ministrou aulas de Parasitologia para alunos de Medicina Humana, Medicina Veterinária, Ciências Biológicas e Enfermagem. No campo da pesquisa, atuou na área de parasitologia animal e humana.
Pioneiro, criou e presidiu a 1ª Comissão de Ética no Uso de Animais para Pesquisa no Brasil (1996). Em 2023 tomou posse na cadeira nº 18 da Academia Brasileira de Ciências de Animais de Laboratório.
Além do destaque profissional como médico e docente foi autor de livros, voluntário em diversos projetos e teve atuação destacada junto ao Rotary Club Internacional, onde foi eleito governador do Distrito 4310 para o ano rotário (2000-2001).
Neste momento de dor e profunda tristeza, expressamos as mais sinceras condolências aos familiares, amigos e colegas do Professor Emérito Roberto Sogayar, que escreveu seu nome entre os pioneiros da gloriosa FCMBB.
Professor Titular Carlos Magno Castelo Branco Fortaleza – Diretor da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/UNESP).