Duas idosas de uma casa de repouso particular testaram positivo para covid-19 em Botucatu (SP). A divulgação ocorreu nesta quarta-feira (19).
As moradoras dessa instituição de longa permanência foram transferidas para outro local pertencente à mesma instituição. Elas estão isoladas e apresentam com boa saturação de oxigênio. Ambas são monitoradas por equipes da saúde.
Outros 8 idosos da mesma casa de repouso tiveram resultado negativo para covid.
As casas de repouso são fator de preocupação. Na semana passada foram registrados 5 casos em uma residência terapêutica onde residem idosos com doenças mentais graves. Uma idosa chegou a ser internada no Hospital das Clínicas e faleceu, caso já divulgado na semana anterior.
Dessa mesma unidade terapêutica, os 3 casos negativos estão isolados, e encontram-se sem sintomas.
Também ocorreu recentemente de identificar 9 casos positivos no Centro de Atenção Integral (CAIS) “Professor Cantídio de Moura Campos”, sendo que desses 2 encontram-se internados no HC de Botucatu.
O asilo de Botucatu, por sua vez, não teve nenhum caso de covid.
O Programa das residências terapêuticas, preconizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde), tem avançado em todo o País com o intuito de reintegrar doentes mentais graves na comunidade que antes viviam em hospitais psiquiátricos. Isso é fruto um movimento de luta antimanicomial que busca resgatar a cidadania dessas pessoas.
Em todo o País é estimado pelo Ministério da Saúde que aproximadamente 6 mil pacientes com transtornos mentais ainda residam em hospitais psiquiátricos. Neste contexto as residências terapêuticas são uma alternativa para pessoas que ficavam exiladas no hospital e agora irão viver as rotinas da cidade, o que ajuda e muito no tratamento e autoestima de cada um deles.