Desde 2015 | A informação começa aqui!

Bombeiros fazem doação para estimular ajuda em bancos de sangue

O Corpo de Bombeiros iniciou no dia 02 de julho deste ano a tradicional
Campanha “Bombeiro Sangue Bom”, quando os bombeiros paulistas se
engajarão para realizar o maior número possível de doações de sangue até o dia 30 de setembro de 2020.

A iniciativa visa incentivar toda a população a participar doando sangue, aumentando assim o número de doações aos Hemonúcleos, que geralmente diminuem neste período do ano.

Em Botucatu as pessoas interessadas e voluntárias deverão procurar o
Hemocentro da Unesp em Botucatu ou o Posto de Coleta no Hospital Unimed (antigo Hospital Misericórdia), indicando no momento da doação o apoio a Campanha Bombeiro Sangue Bom.

“Contamos com a participação e solidariedade voluntária de toda a
comunidade – Corpo de Bombeiros: Salvar vidas está no nosso sangue”, informou comandante do 2º subgrupamento de Botucatu, capitão Edson Winckler Filho.

Horários

Dúvidas? Fale com o Hemocentro pelo número (14) 3811-6234, ramal 240. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30 e aos sábados, das 7h às 12h.

Quem pode doar sangue?

Os requisitos para ser doador de sangue são: apresentar documento emitido por órgão oficial com foto, como RG ou CNH ou, ter boa saúde e pesar acima de 50 quilos; ter idade entre 16 anos completos e 69 anos, 11 meses e 29 dias. A doação de sangue de candidatos com idade entre 16 e 17 anos só será autorizada se estiverem acompanhados de um responsável legal, portando documento de fotos de ambos; não estar em jejum, dormir ao menos 6 horas antes da doação; não estar com doenças infecciosas; não ter vida sexual promíscua; não ser usuário de drogas; não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação.

Caso tenha recebido dose de vacina contra rubéola ou gripe, aguardar 48 horas antes da doação. A doadora não deve estar grávida ou amamentando, não pode ter tido hepatite após os 10 anos de idade, diabetes e/ou pressão alta, doença de chagas, convulsões, labirintite, malária ou Aids.

A doação de plaquetas pode ser feita no mesmo procedimento, e beneficia muitos pacientes, especialmente aqueles em tratamento para leucemias e outros tipos de câncer; os submetidos a transplante de medula óssea e a cirurgias cardíacas; as vítimas de trauma, dentre outros. Pode ser realizada a cada 72 horas, não ultrapassando 24 doações em 12 meses. A reposição das plaquetas pelo organismo é rápida e ocorre em até 48 horas.

Unimed

Para doar sangue no Posto de Coleta da Unimed Botucatu, ligue para o telefone (14) 3112-7676 e agende um horário.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também