14 de maio de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Balão no céu de Botucatu chama a atenção de moradores

Balão no céu sempre é um risco para aeronaves. Em Botucatu um desses objetos foi fotografado por leitores que encaminharam imagens desse objeto em cima de Botucatu. Também há possibilidade de se causar incêndio na rede elétrica e deixar bairros sem energia. A identificação dá a entender como fosse de torcida do Palmeiras de Osasco.

Moradores do bairro Bem-te-vi relataram que no sábado existiam mais 2 balões que podiam ser vistos do local.

Em épocas de seca, com a proximidade do inverno e com a chegada das festas juninas, os balões se tornam ameaças de incêndios, podendo causar grandes estragos, principalmente, em matas, florestas e nas indústrias que manipulam material inflamável.

Vale lembrar que soltar balões é crime ambiental, conforme o artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais, que deixa claro que “fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano”, é crime. A pena prevista é a detenção de um a três anos, multa ou ambas cumulativamente.

Denúncias podem ser feitas pelo 190 e também pelo disque ambiente: 0800 11 35 60.



Veja os comentários na rede social do 14News. Imagens divulgadas em redes sociais mostram o balão sendo resgatado após cair em Bauru.

Detalhes da lei:

Segundo a Polícia Militar, a soltura de balões está no Artigo 42 da Lei 9605/98 (Lei dos Crimes Ambientais) prevê a pena de detenção de 1 a 3 anos, ou multa, ou ambas aplicadas cumulativamente. O artigo 42 fala em fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano com pena de detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.

Trabalho da polícia

A Polícia Militar, por meio do 1º Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb), autuou 46 pessoas envolvidas com a soltura de balões, no domingo (23), em Itapevi, na região metropolitana de São Paulo. Na ação, diversos materiais utilizados no delito foram apreendidos. Soma das multas ultrapassou R$ 3,6 milhões.

Esses balões foram vistos no final de semana de cidades como Botucatu, Bauru, Lençóis Paulista e demais regiões do Estado.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes