26 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Após formar 25 mil alunos desde sua primeira aula, PM confirma continuidade do Proerd em 2017

Depois de formar nesta semana 1.400 alunos de 21 escolas, a Polícia Militar confirmou que continuará em 2017 com o Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. As aulas são para alunos de 10 e 11 anos que aprendem a combater a oferta da droga e dizer não às drogas.

O cabo Robson Pontes da PM falou sobre a continuidade do trabalho. “Este trabalho tem continuidade sempre na cidade. O ano que vem a perspectiva é aumentar. Porque a prevenção é tudo, tem que ser desde pequeno para eles saberem realmente o que é o mal das drogas, porque a oferta da droga virá para eles; precisam saber o que é, que é ruim e na hora certa saber falar não”, disse. “É maravilho estar com estes alunos, é algo inestimável”, completou o policial.

Desde a sua inauguração na cidade em 1995, o programa formou perto de 25 mil alunos no combate às drogas.

MÃE

Vânia Correa Ricardo que tem uma filha no 5º ano da escola Pacheco e é secretária de escola no Cambuí – a Leonor Bicudo Vicenzoto – diz que as aulas do Proerd têm reflexo dentro de casa. “Eles chegam sempre contando o que aprenderam e ensinando a gente. Isso é importante, pois a gente se preocupa e busca orientar em casa. Mas é importante a escola ensinar também, reforçando e dando mais orientações que muitas vezes os pais não têm. Mesmo longe dos pais eles precisam saber escolher as companhias e o caminho certo”, disse.

CONQUISTA

Segundo o major José Semensati Jr. esse é um trabalho que vem formando mais de 1 mil crianças por ano. “É uma continuidade de vários anos. São mais de 1 mil crianças por ano que ensinamos dizer não às drogas. É uma conquista não só da Polícia Militar mas de Botucatu”, disse o major.

Ele diz que esse trabalho continuará, pois é mantido através de uma orientação do comando da PM regional com o coronel Jorge, além dele mesmo como coordenador operacional e o capitão Cagliari na Companhia – que cuida do policiamento na cidade. Esse é um dos trabalhos pela segurança em geral. “Pretendemos manter esse ritmo de trabalho sempre visando a população. É um trabalho integrado com a Polícia Civil e a Guarda Municipal, sempre visando a população, então esse é o espírito da polícia de Botucatu”, destacou.

MISSÃO

“Estamos cumprindo a nossa missão de dar segurança no dia a dia com policiamento preventivo e ostensivo para combater o crime na nossa cidade, mas nós também procuramos desenvolver esse trabalho com crianças de 10, 11 anos para se evite realmente das pessoas entrarem nas drogas porque é um mundo difícil que destrói famílias. A gente vê famílias destroçadas diariamente nas ruas. Então, a gente busca (consequentemente) com isso a prevenção criminal; e busca a aproximação das crianças com o policial militar para que elas evitem o uso do entorpecente”, disse o capitão da PM, Alexandre Cagliari.

VONTADE DE AMPLIAR AS AULAS

O capitão ainda falou da sequência do programa. “Nós trabalhamos com um efetivo reduzido infelizmente. A gente gostaria de ampliar a quantidade de anos que as crianças ficam sobre a orientação do policial militar, mas infelizmente nós não conseguimos em virtude do efetivo que nós temos aqui. Mas para o ano que vem as metas vão continuar a acontecer e a gente vai continuar com esse programa que é muito importante para a cidade. Ele vai continuar. É um compromisso que eu assumo com a cidade. A gente tem noção que isso traz uma significativa redução de pessoas que consomem entorpecentes. Costumo estar falando que a Polícia prende todos os dias 2 ou 3 traficantes na cidade. Isso pra gente não é o mais importante, mas sim que as pessoas evitem de usar entorpecente porque depois que entram nesse mundo é realmente uma situação lastimável e não se conseguem mais sair”, comentou Cagliari.  

ALUNA

Lavinia é uma aluna do Proerd na escola Pacheco. “A gente aprende que droga é uma coisa muito errada, que não pode usar. Faz muito mal para a saúde, a gente pode morrer. Tem muita gente que oferece isso pra gente, mas tem que rejeitar”, disse.

(Do Agência14News)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes