29 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Após circulação de abaixo-assinado online, HC reafirma que maternidade de Botucatu não será fechada

Na tarde desta quinta-feira (26) voltou a ser alvo de polêmica a redução no atendimento na maternidade do Hospital Estadual de Botucatu, por conta do recesso de fim de ano, e mais uma vez, um grupo resolveu fazer um abaixo-assinado que foi disparado pelo WhatsApp nesta data.

A mensagem diz o seguinte: “Boa tarde, gente! Pra quem não sabe, está acontecendo uma movimentação política para o fechamento da Maternidade do Hospital Estadual, alegando falta de recursos. Nós da residência em Enfermagem Obstétrica estamos nos mobilizando para levantar assinaturas da comunidade acadêmica pra evitar que isso aconteça. Pra isso, fizemos uma carta aberta direcionada aos superintendentes e gestores do HC para ser lida amanhã em uma reunião aberta que acontecerá via meet. A assistência no HEBO é reconhecidamente pautada no respeito à autonomia da mulher e do processo de parto e nascimento e essa conquista está fortemente ameaçada por interesses que não são da população. Por isso pedimos pra quem puder ASSINAR ESSE MANIFESTO HOJE e divulgar o máximo possível, agradecemos IMENSAMENTE! Qualquer dúvida, podem me mandar mensagem”.

https://forms.gle/89UxUFkP4DATjAJs5

O HC reiterou que não haverá fechamento

Nota do HC: Em função de notícias veiculadas sobre o possível fechamento do Hospital Estadual Botucatu (HEBo), – particularmente de sua maternidade -, a Superintendência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) esclarece:

O Hospital Estadual tem se mantido como prioridade para as gestões da autarquia HCFMB, por se tratar de um equipamento estratégico, que associa qualidade e eficiência na resposta à demanda por atendimento de saúde em nível secundário.

Tradicionalmente, ao final de cada ano, o HEBo trabalha em regime de recesso. Neste período, o movimento do hospital diminui consideravelmente, a partir da retração das atividades não essenciais. Do mesmo modo, apesar do histórico ainda muito recente, os registros referentes a 2019 apontam para uma baixa taxa de ocupação da maternidade nesta época do ano.

Na última quarta-feira (28), em reunião da direção do hospital com membros do corpo clínico, foram anunciadas as datas do recesso de fim de ano. As unidades de internação e o centro cirúrgico terão atendimento interrompido no período de 14 de dezembro de 2020 a 01 de fevereiro de 2021. As cirurgias ambulatoriais estarão suspensas de 14 de dezembro de 2020 a 11 de janeiro de 2021. O Ambulatório de Oncologia funcionará de forma contínua, não havendo atendimento apenas nos feriados de Natal e Ano Novo.

É de conhecimento público que desde março de 2020, o enfrentamento à pandemia do novo coronavirus tem gerado um grande custo financeiro, tanto para o Complexo HCFMB como para a Secretaria de Estado da Saúde. Entretanto, os motivos para adoção do recesso não se relacionam com a necessidade de aporte de mais verbas para o HC, tão pouco se configura como prenúncio do fechamento de qualquer serviço ou unidade. Trata-se de uma medida administrativa rotineira, que visa a manutenção do atendimento de qualidade prestado pelo hospital.

Portanto, não procede a informação de que o hospital e a maternidade serão fechados definitivamente a partir de janeiro de 2021. Estamos, sim, buscando alternativas para garantir que o HEBo amplie o volume de atendimentos e, de forma permanente, mantenha os padrões de excelência na assistência prestada aos pacientes, adaptado às condições econômicas adversas resultantes da retração econômica provocada pela pandemia.

Prof. Assoc. André Luis Balbi
Superintendente HCFMB

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes