30 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Anfiteatro do Cempas recebe o nome do professor Carlos Roberto Teixeira

Em solenidade realizada no dia 18 de agosto, o Anfiteatro do Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens (Cempas), da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) recebeu o nome do professor Carlos Roberto Teixeira, idealizador e coordenador, por muitos anos, de suas atividades.

A cerimônia contou com a presença de representantes de todos os segmentos da comunidade da FMVZ, incluindo ex-alunos, servidores técnico-administrativos, docentes aposentados e da ativa, além de colaboradores do Cempas de instituições como a Vigilância Sanitária de Botucatu, a Polícia Militar Ambiental. Familiares e amigos do professor Teixeira também prestigiaram o evento.

A professora Eunice Oba, chefe do Departamento de Cirurgia Veterinária e Reprodução Animal, conduziu a solenidade e fez a homenagem inicial ao professor Teixeira. “Estamos aqui reunidos para homenagear um professor que enriqueceu as mentes e os corações de gerações de alunos. Carlinhos, você deixou uma marca indelével para Unesp e para esta unidade. Desempenhou um papel fundamental na criação do Cempas, um testemunho de sua visão inovadora e amor pela vida selvagem. Seu trabalho contribuiu para a preservação da natureza e a compreensão do mundo animal. Como docente, inspirou muitos, não apenas pelo que ensinava, mas também pelo exemplo que dava, em aulas ou em cada conversa ou interação com seus alunos”.

Com emoção e bom humor, o professor Simone Biagio Chiacchio, amigo do professor Teixeira desde os tempos de estudante, lembrou histórias divertidas e emocionantes compartilhadas na juventude e na vida
profissional de ambos. “São 50 anos de convivência. O Cempas, que começou com conversas na sua casa, hoje é um sonho realizado. É um prazer tê-lo como companheiro, professor e idealizador do Cempas. Muito obrigado por ter me dado a oportunidade de tê-lo como irmão”.

Egresso da FMVZ e ex-diretor do Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros – Zoológico Municipal de Sorocaba, o médico veterinário Lázaro Ronaldo Ribeiro Puglia, também fez uso da palavra, destacando a parceria com o professor Teixeira. “O professor Carlinhos sempre manteve as portas abertas para nós. Homem de visão inovadora, fez um convênio com Sorocaba, sempre com uma postura positiva, dizendo “Vamos fazer”, “podemos fazer” e “vai dar certo” e, de fato, sempre deu! Queria agradecer publicamente essa pessoa, que é muito importante para nosso Zoológico, pelo privilégio que nos deu, de incluir os animais silvestres no seu caminho profissional. Parabéns pela homenagem e meu muito obrigado”.

A professora Noeme Souza Rocha, chefe do Departamento de Clínica Veterinária também fez uso da palavra durante a solenidade para lembrar a atuação do professor Teixeira com animais silvestres. “O
senhor foi o primeiro a levantar essa bandeira quando ninguém falava nisso. É claro que ninguém trabalha sozinho, mas você soube reunir pessoas que colaboraram nesse trabalho. Estou aqui para lembrar esse fato e dizer que o senhor sempre acreditou no meu trabalho, me chamando para fazer necropsias de animais silvestres e, a partir disso, surgiram diversas colaborações, especialmente em iniciações científicas. E são esses alunos, como também os pós-graduandos que passam pelo Cempas, que continuarão a levar essa bandeira. Muito obrigado, em nome da Universidade, por estar sempre com essa bandeira à nossa frente”.

A professora Maria Denise Lopes, ex-vice diretora da FMVZ, e colega de graduação do professor Teixeria, também fez sua homenagem ao amigo. “Carlinhos é uma pessoa que está sempre ao seu lado. Mesmo não conversando diariamente, a gente sabe que sempre pode contar com ele. O Cempas é o sonho da vida dele. Ele era o professor amigo, que ensinava e orientava. Ele também foi meu amigo, irmão, companheiro e também me ensinou muito, sempre com muita alegria. Essa homenagem a ele é muito merecida. Obrigada pela nossa convivência”.

A professora Claudia Valéria Seullner Brandão, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Animais Selvagens da FMVZ, falou da importância do Cempas para a consolidação do programa. “Tive a satisfação de ser aluna do professor Teixeira e de outros mestres que estão aqui nessa solenidade. Hoje estou à frente do PPG Animais Selvagens, idealizado pelos professores Sheila Canevese Rahal, José
Paes de Almeida Nogueira Pinto e Maria Denise Lopes, quando os dois últimos estavam na direção da Faculdade. O programa acaba de atingir o conceito 5 da Capes. Isso deve-se também ao Cempas, ao trabalho feito aqui. Hoje a FMVZ tem o seu nome destacado quando se fala em animais selvagens, com muitas contribuições na pesquisa científica na área. Toda essa inovação trazida pelo Cempas acabou resultando no PPG e nós vamos continuar lutando para que o programa continue crescendo. Portanto, professor Carlinhos, muito obrigado pelos ensinamentos, pelas oportunidades e pela sua dedicação a nossa unidade”.

O professor Teixeira agradeceu as homenagens. “Quero agradecer a todos, ao Departamento de Cirurgia Veterinária e Reprodução Animal, ao PPG Animais Selvagens e agradecer a toda essa grande família que eu tive a oportunidade de pertencer por mais de 50 anos. Só aprendi com vocês. Aprendi a ter caráter, ver o lado bom das pessoas, aprendi a ser uma pessoa melhor com vocês, meus professores e exemplos de vida, e com toda a família que forma nossa faculdade”.

Após os pronunciamentos, o médico veterinário Raphael Augusto Baldissera Gonçalves, fez uma apresentação emocionada e bem humorada sobre a trajetória do professor Carlos Roberto Teixeira e a história do Cempas, incluindo depoimentos de ex-alunos e residentes.

O evento foi finalizado com o descerramento de duas placas em homenagem ao professor, situadas no hall de entrada do anfiteatro e acima da sua porta de entrada, seguido de um coffe break, onde o professor recebeu os cumprimentos de amigos, colegas e alunos.

Redacao 14 News

Redacao 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes