Algumas lojas de rede que focam nas vendas físicas diretamente nas suas unidades preferem que o consumidor entre para pagar seu carnê e assim mantenha contato com as novidades e a equipe de vendas.
Mas, durante a pandemia do Covid-19, esperava-se que a maioria optasse pela flexibilização.
Mas, na verdade, mesmo dando prazo para pagar quando estavam fechadas sem a cobrança de juros, algumas empresas preferiram manter o esquema de boleto na loja.
Nos primeiros dias houve grande procura e longas filas dentro das empresas. A reportagem esteve em uma delas – após 15 dias do retorno das atividades – onde o atendimento foi rápido, mas que só se paga as prestações na loja.
O Procon de Botucatu informou que recebeu reclamações e que a loja necessita dar opções aos clientes como forma de facilitação ainda mais durante a pandemia, de as pessoas devem circular menos.
Uma das lojas procuradas deu retorno ao consumidor que teve problemas em Botucatu e a explicação foi a redução de taxas e juros e uma forma de manter empregos na empresa. Ali era possível somente por depósito.
Já outras lojas de rede se modernizaram com vendas online e criaram links para gerar boletos pela internet.