NASCAR Monster Energy Cup, Fórmula 1, IndyCar Series e Copa Truck, semana da indústria automobilística, e nossa “Volta Rápida”. Power Racing News rasgando a reta.
NASCAR Monster Energy Cup no Kentucky teve Martin Truex Jr. como grande vencedor
Martin Truex Jr., piloto da Furniture Row Racing, foi perfeito no sábado vencendo os três estágios da etapa realizada no Kentucky Speedway, Kentucky, no sábado à noite. Truex Jr. bateu Kyle Larson na pista e cresce no campeonato.
Truex Jr não deu chance a concorrência e liderou 152 das 274 voltas da prova para vencer pela primeira vez no circuito, a décima de sua carreira. Dominou todos os três estágios da corrida para crescer ainda mais no campeonato. Agora, ele está apenas um ponto atrás de Kyle Larson, líder da tabela e segundo colocado na etapa.
Larson precisou superar contratempos para cruzar na segunda posição, já que teve de se recuperar de uma punição sofrida por excesso de velocidade nos boxes. Chase Elliott foi o terceiro, seguido de Denny Hamlin e Kyle Busch, os cinco mais bem colocados da prova.
TOP TEN do Kentucky:
Pos. Piloto Carro
1 Martin Truex Jr. Toyota Camry #78
2 Kyle Larson Chevrolet Camaro SS #42
3 Chase Elliott Chevrolet Camaro SS #24
4 Denny Hamlin Toyota Camry #11
5 Kyle Busch Toyota Camry #18
6 Erik Jones Toyota Camry #77
7 Jamie McMurray Chevrolet Camaro SS #1
8 Joey Logano Ford Fusion #22
9 Kevin Harvick Ford Fusion #4
10 Ryan Blaney Ford Fusion #21
A pista do Kentucky é favorável para os carros Toyota. Tanto que a marca conseguiu colocar 4 Camrys no TOP TEN, seguido pela Chevrolet com 3 Camaros e a Ford com também 3 Fusions.
Esta foi uma das etapas mais equilibradas entre as marcas.
O circuito de Loundon, em New Hampshire recebe os foguetes da Energy Cup no próximo domingo (16).
Fórmula 1 no Red Bull Ring, em Spielberg, Áustria, circuito sede da Red Bull teve Valtteri Bottas vencendo e Dani Ricciardo na P3
Não teve para ninguém. Depois de reagir em 0s2 na largada e fazer Sebastian Vettel suscitar dúvidas no rádio sobre uma queima que não ocorreu, Bottas teve um dia não menos que perfeito no Red Bull Ring, na Áustria.
O finlandês da Mercedes ganhou sua segunda corrida na carreira sem ter concorrência neste domingo (09) em Spielberg.
Bottas apenas perdeu a liderança quando parou para fazer seu pit stop, na volta 41, e sofreu um pequena pressão de Vettel que deu emoção ao final da corrida. De resto, o finlandês foi absoluto na Áustria.
Em segundo ficou Sebastian Vettel. O alemão não pôde com Bottas, mas aumentou sua diferença para Lewis Hamilton no campeonato de 14 para 20 pontos após corrida ruim do britânico. Hamilton não esteve bem durante a prova, e apesar de ter ensaiado uma recuperação, chegou apenas em quarto após sofrer bastante com bolhas nos pneus traseiros.
O pódio foi completado por Daniel Ricciardo, que passou Raikkonen na largada e foi para seu quinto top-3 seguido nesta temporada. Ele precisou se defender de Hamilton nas últimas voltas, quando o inglês chegou a colocar do lado do australiano. Kimi foi o quinto.
Felipe Massa conseguiu se recuperar de sua péssima classificação, e saiu da Áustria marcando pontos. O brasileiro foi beneficiado pela grande confusão da primeira curva e subiu ao top-10, foi o último a parar após largar de pneus macios e chegou em nono lugar.
O dia foi ruim para Fernando Alonso e Max Verstappen, que foram tocados por Daniil Kvyat na primeira curva e tiveram que abandonar. Por ocasionar o acidente, o russo recebeu uma punição de drive-through.
Resumindo o que foi a corrida, logo na largada, Bottas pulou bem, com Vettel em segundo e uma grande briga entre Raikkonen, Grosjen e Ricciardo pelo terceiro. Uma má largada de Max Verstappen acabou prejudicando o holandês, que se tocou com Daniil Kvyat e Fernando Alonso. O espanhol e o holandês foram obrigados a abandonar.
O top-5 era Botas, Vettel, Ricciardo, Raikkonen e Grosjean, com Hamilton em sétimo. O britânico ganhou o sexto de Perez na sexta volta, enquanto Massa já era o nono após se aproveitar da confusão na primeira curva.
Hamilton passou Grosjean pelo quinto lugar na volta nove.
Pouco aconteceu até as primeiras paradas, quando Hamilton, que já pressionava Raikkonen, conseguiu o undercut com uma rápida parada nos pits para subir para a quarta posição e começar a pressionar Daniel Ricciardo.
No entanto, os pneus de Lewis tiveram bolhas e ele teve de se contentar com a quarta posição. Massa foi o último a parar, e nas voltas finais pressionou Ocon pelo oitavo lugar, mas não conseguiu a ultrapassagem.
O fim da prova foi emocionante, com Bottas segurando Vettel e Ricciardo fazendo o mesmo com Hamilton, que terminou fora do pódio.
Grid final em Spielberg:
Pos. Piloto Equipe
1 Valtteri Bottas Mercedes
2 Sebastien Vettel Ferrari
3 Daniel Ricciardo Red Bull Renault
4 Lewis Hamilton Mercedes
5 Kimi Raikkonen Ferrari
6 Romain Grosjean Haas Ferrari
7 Sergio Perez Force India Mercedes
8 Esteban Ocon Force India Mercedes
9 Felipe Massa Willians Mercedes
10 Lance Stroll Willians Mercedes
11 Jolyon Palmer Renault
12 Stoffel Vandoorme McLaren Honda
13 Nico Hulkenberg Renault
14 Pascal Wehrlein Sauber Ferrari
15 Marcus Ericsson Sauber Ferrari
16 Daniil Kvyat Toro Rosso Renault
Abandonaram:
Carlos Sainz Jr. Toro Rosso Renault acidente
Kevin Magnussen Haas Ferrari quebra de motor
Fernando Alonso McLaren Honda acidente
Max Verstapen Red Bull Renault acidente
A tradicional pista de Silverstone, Inglaterra, recebe a F-1 no próximo domingo (16).
Helio Castroneves quebra um jejum de 3 anos e vence no GP do Iowa da IndyCar Series
Helinho dominou a etapa em oval curto e voltou a vencer na Indy, neste domingo, o que não acontecia desde a etapa de Detroit de 2014.
Helio Castroneves voltou a subir no degrau mais alto do pódio e também no alambrado que protege os espectadores, sua marca registrada e a origem do apelido de “Homem Aranha”. A última vitória brasileira na categoria havia sido a de Tony Kanaan, na etapa de Fontana do mesmo ano.
A corrida chegou a ser ameaçada pela chuva, que se aproximou perigosamente do circuito na segunda metade da disputa. A direção de prova chegou a acionar a bandeira vermelha, mas a disputa foi reiniciada e a corrida foi disputada até o final.
Castroneves esteve sempre entre os ponteiros e liderou 217 das 300 voltas da prova, duelando às vezes com J.R. Hildebrand, às vezes com Will Power.
Nenhum dos dois, entretanto, foi capaz de acompanhar o veterano da Penske no trecho final da prova, quando Castroneves abriu vantagem confortável e seguiu sem dificuldades até a bandeira quadriculada, para então fazer a tradicional comemoração do Homem-Aranha, escalando o alambrado.
Hildebrand foi o segundo e Ryan Hunter-Reay completou o pódio. Tony Kanaan terminou a prova na nona posição.
Com a vitória e o oitavo lugar de Scott Dixon, Castroneves sobe para a vice-liderança do campeonato, a apenas oito pontos do neozelandês (403 a 395).
Até o início da prova haviam rumores de que Helinho abandonasse a categoria em 2018, rumores esses desmentidos pelo próprio piloto e também por Roger Penske, dono da equipe de Helinho e que tem um apreço todo especial por pilotos brasileiros. Roger certa vez, cogitou a ida de Ayrton Senna para a categoria, quando o mesmo se aposentasse da F-1.
Confira o TOP TEN do Iowa:
Pos. Piloto
1 Helio Castroneves
2 J.R. Hildebrand
3 Ryan Hunter-Reay
4 Will Power
5 Graham Rahal
6 Josef Newgarden
7 Simon Pagenaud
8 Scott Dixon
9 Tony Kanaan
10 James Hinchcliffe
A IndyCar volta ás pistas no próximo domingo (16), no Exhibition Place, em Toronto, Canadá.
Copa Truck 2017 em Caruaru/PE
Dias de frio, vento e chuva, não espantaram o sol que resolveu dar as caras em Caruaru para a abertura da Copa Nordeste, o segundo dos três torneios regionais realizados pela Copa Truck 2017. Na tarde de sábado (08), duas corridas bastante movimentadas tiveram as vitórias de Felipe Giaffone (Volkswagen) e André Marques (Mercedes).
Giaffone subiu ao alto do pódio pela terceira vez seguida ao final da primeira bateria disputada neste sábado no Autódromo Internacional Ayrton Senna, na sequência do domínio exercido recentemente em Campo Grande.
Mas viu sua invencibilidade cair no complemento da programação com o primeiro lugar de André Marques, que comandou a primeira dobradinha da Mercedes-Benz na nova categoria ao receber a bandeirada quadriculada escoltado pelo companheiro Wellington Cirino.
Com os resultados, Giaffone assumiu a ponta da classificação com 46 pontos, seguido de perto por Cirino (44).
As duas provas obedeceram a um roteiro similar. Na primeira, Giaffone aproveitou a pole para ganhar de ponta a ponta e ainda estabelecer a volta mais rápida, depois de manter uma distância segura de Cirino, o segundo colocado no grid. Djalma Fogaça (Ford) completou o pódio.
A segunda viu o pole Roberval Andrade (Iveco), sexto colocado na corrida 1 e beneficiado pela inversão do grid, perder a chance de ganhar pela segunda vez na Copa Truck ao cumprir uma punição com drive-through por queima de largada. A partir daí, Marques não encontrou dificuldades para impor seu próprio ritmo até cruzar a linha de chegada. Giaffone e seus companheiros de equipe Renato Martins e Adalberto Jardim fecharam o top-5.
Se confirmou o favoritismo que os próprios companheiros lhe creditavam, Giaffone reconheceu que a ascensão da Mercedes transforma em incógnita o desfecho da Copa Nordeste no próximo dia 23 em Fortaleza. “Eles têm um equipamento com enorme potencial de crescimento, o que não ocorre com a gente. Mas foi de ótimo tamanho o que conseguimos aqui. Eu já sabia que repetir a vitória na segunda seria complicado porque não é fácil ultrapassar neste circuito”, afirmou o líder da Copa Nordeste.
Marques e Cirino comemoraram o feito sobre os trucks. “Começamos o ano atrasados e sabíamos que seria difícil, mas tínhamos confiança no trabalho da equipe. Com o investimento dos nossos parceiros, esse resultado tinha mesmo de sair”, disse Marques. Ele sublinhou que a possibilidade de vitória seria real mesmo sem a punição aplicada a Roberval. “Chegamos à frente dele na primeira e tínhamos, sim, condições de brigar com ele na segunda”. E mandou um recado para os rivais. “Eu já havia avisado no meio da semana que vínhamos para brigar pelo título da Copa Nordeste. Estamos aí”, completou. Cirino minimizou a declaração de Giaffone, segundo o qual a Mercedes-Benz pode estar agora um “pelão” na frente. “Este é um truck que a gente construiu do zero, com uma concepção diferente de chassi, então sabemos que vai crescer. Mas falta muito ainda”, acrescentou.
Pernambucanos não levaram sorte em casa: Beto Monteiro, campeão da Copa Centro-Oeste, saiu no fim do grid por causa de um problema elétrico nos treinos classificatórios que complicou de vez sua participação em Caruaru. O estreante Sérgio Ramalho não pôde aproveitar o surpreendente quarto lugar no grid e também enfrentou dificuldades com uma falha no motor que o impediu de largar na primeira bateria. Na segunda, saindo dos boxes, conseguiu completar somente quatro voltas.
Resultados
Corrida 1
Pos. Piloto Caminhão
1 Felipe Giaffone VOLKSWAGEN #4
2 Wellington Cirino MERCEDES #6
3 Djalma “Monstro” Fogaça FORD #72
4 Adalberto Jardim VOLKSWAGEN #5
5 André Marques MERCEDES #77
6 Roberval Andrade IVECO #15
7 Leandro Totti “Marvado” VOLVO #73
8 Renato Martins VOLKSWAGEN #9
9 Debora Rodrigues VOLKSWAGEN #7
10 Luiz Lopes IVECO #99
11 Witold Ramasauskas MAN #13
12 Jaidson Zini SCANIA #25
1 Beto Monteiro IVECO #88
14 José Maria Reis SCANIA #12
15 Regis Boessio VOLVO #83
Não Completaram
16 Danilo Dirani SCANIA #28
17 Joel Mendes Jr SCANIA #44
18 David Muffato VOLKSWAGEN #35
19 Pablo Alves FORD #33
20 Duda Bana SCANIA #47
21 Sérgio Ramalho FORD #53
Corrida 2
1 André Marques MERCEDES #77
2 Wellington Cirino MERCEDES #6
3 Felipe Giaffone VOLKSWAGEN #4
4 Renato Martins VOLKSWAGEN #9
5 Adalberto Jardim VOLKSWAGEN #5
6 Roberval Andrade IVECO #15
7 Luiz Lopes IVECO #99
8 Jaidson Zini SCANIA #25
9 Witold Ramasauskas MAN #13
10 Beto Monteiro IVECO #88
11 Pablo Alves FORD #33
12 Debora Rodrigues VOLKSWAGEN #7
13 David Muffato VOLKSWAGEN #35
Não completaram
14 Sérgio Ramalho FORD #53
15 Duda Bana SCANIA #47
16 Regis Boessio VOLVO #83
17 Djalma Fogaça FORD #72
18 José Maria Reis SCANIA #12
Classificação da Copa Nordeste após 1 etapa:
1 – Felipe Giaffone, 46 pontos
2 – Wellington Cirino, 44
3 – André Marques, 41
4 – Adalberto Jardim, 34
5 – Renato Martins, 31
6 – Roberval Andrade, 30
7 – Luiz Lopes, 25
8 – Djalma Fogaça, 24
9 – Jaidson Zini e Witold Ramasauskas, 22
11 – Débora Rodrigues, 21
12 – Beto Monteiro, 19
13 – Leandro Totti, 14
14 – Pablo Alves, 12
15 – David Muffato e Régis Boessio, 11
Próxima etapa da Copa Nordeste será em Fortaleza/CE, dia 23 de julho.
Mercado automobilístico: lançamentos da semana
Esta semana a Volkswagen divulgou o desenvolvimento do SUV T-Roc. O carro, chegará ao Brasil em meados de 2018 e será fabricado no país usando a plataforma do Golf.
Seguindo a linha de entrar forte no mercado dos SUVs, a VW ainda fabricará o T-Cross, que usará a arquitetura do novo Polo. Ambos deverão entrar na briga direta com os modelos Nissan Kicks e Honda WR-V.
Já no segmento de pick-ups leves, a VW deverá apresentar nos próximos dias um modelo intermediário entre a Saveiro e Amarok, cujo objetivoserá o de combater as vendas da Fiat Toro e Renault Oroch.
E tem ainda o início da fabricação do novo Polo, que já está em produção na planta da marca em São Bernardo do Campo/SP.
A Audi atualizou seu modelo A5 Sportback. Considerado um dos sedans mais elegantes em produção no mundo,o A5 ganhou em esportividade, sem deixar de lado suas linhas arrojadas, com as colunas traseiras ganhando um ângulo de caída mais acentuado, fazendo com que o sedan se pareça com um coupê.
Já nos quesitos acabamento e motorização, o A5 ganhou novos adereços internos, o deixando ainda mais belo e luxuoso, sem perder sua esportividade.
O motor, um 4 cilindros, 2.0, 16v, turbo, que gera 252cv e 37,7 kgfm de torque já a 1600 rpm, a gasolina acoplado ao excelente e ágil câmbio automatizado de dupla embreagem, que equipa a versão Ambition, top de linha, leva os 1.470 kg do modelo a velocidades superiores a 200 km/h, mas com muita segurança, pois todos os modelos vem equipados com sensores e airbags de fábrica.
A Ambition custa R$ 239.990,00. Versões mais baratas do A5, a Attraction tem como preço, R$ 189.990,00 e a Ambiente, R$ 213.990,00. Ambas tem como diferenciais a menos potência do motor (190cv) e tração dianteira (2WD). Na Ambition, a tração é integral (AWD).
Nenhuma das 3 versões decepcionará o mais dos exigentes motoristas.
A Nissan passará a fabricar no Brasil seu SUV, Kicks, na planta de Resende/RJ.
Idêntico ao fabricado no México, a grande vantagem de se trazer a fabricação para o Brasil é o barateamento do modelo, haja visto que existem impostos de importação.
No Brasil, o Kicks nacional terá como valor de entrada R$ 70.500,00, e trás como opcionais faróis de LED, câmbio CVT, e controles de estabilidade e tração.
A versão Top, SL CVT com Pack Tech (pacote tecnológico) sai por R$ 97.300,00.
Volta Rápida
– Iniciamos nossa Volta Rápida com duas tristes notícias: os falecimentos de Luiz Fernando Nogueira Gonçalves, filho de Ronaldo Gonçalves, locutor oficial da Copa Truck e um incansável colaborador da categoria e de André Basso, motociclista botucatuense, amante das trilhas da Cuesta.
Em nome de toda família Agencia14News e coluna Power Racing News nossos mais profundos sentimentos ás famílias.
– Sebastien Vettel, após o término do GP da Áustria afirmou que se tivesse mais 2 voltas, certamente ultrapassaria Valtteri Bottas. No final da prova, era nítido o melhor desempenho dos dois carros da Ferrari.
– Felipe Massa, que enfrenta problemas crônicos de aquecimento de pneus de sua Willians Mercedes , e que se agravaram com a adoção de um novo e ineficiente pacote aerodinâmico, largou na P17 e se beneficiou da confusão na primeira curva após a largada, assumindo a P9 e terminando a corrida somando 2 preciosos pontos. Lance Stroll, seu companheiro, terminou na P10, somando mais 1 ponto.
Esse problema de aquecimento dos pneus deve se agravar na prova de Silverstone, que é um circuito localizado em uma região da Inglaterra onde as temperaturas ambientes são de moderadas a baixas. Acreditamos que a Willians corrija, de alguma forma e rápido, esse problema.
– E falando em Massa, Claire Willians, diretora da equipe e filha do lendário Frank Willians, afirmou que “Massa possui boa possibilidade de permanecer no time por mais tempo. “Não vejo por que não renovar. Ele tem feito um ótimo trabalho nesta temporada. Tivemos muita sorte que ele decidiu deixar a aposentadoria, a aposentadoria mais curta da história, e nos ajudar. Estamos muito felizes pelo fato de ele estar dando mais do que conta do recado, em diversos níveis. Seja entregando pontos, colaborando com o outro lado da garagem e ajudando Lance, ele tem sido um forte membro da equipe, trabalhando em conjunto com Paddy Lowe, nosso diretor técnico, e olhando as áreas que podem ser melhoradas com o nível de experiência que ele tem. Acho que qualquer piloto precisa estar motivado para continuar na F1, e é sua decisão que dirá se ele terá motivação ou não. Mas, olhando como ele está neste ano, não tenho dúvida alguma de que ele está motivado.”
Porém, questionada se a equipe observaria outros pilotos antes de decidir sobre o futuro de Massa, a dirigente respondeu: “Estamos apenas em julho, não? Estamos apenas em julho. Essa é a minha resposta.”. Então, como diz Claire, estamos apenas em julho.
Fale conosco, estamos esperando sua sugestão sobre matérias, críticas e comentários. Você, amigo leitor, é nosso principal combustível. Esta coluna é feita para você. Nosso e-mail à sua disposição 24 horas, 7 dias por semana é [email protected].
Uma boa semana, automaníacos. Até a próxima.
“Não sabemos ainda o que será da equipe para a etapa de Silverstone. Estou sem motores já devido às tantas quebras que tivemos”. Fernando Alonso, quando questionado o que espera da corrida de Silverstone, também casa da McLaren.
Reinaldo dos Santos Filho mora em São Manuel/SP, tem 48 anos, é jornalista especializado em automobilismo, administrador de empresas, escritor, piloto profissional e motociclista. Pai do Thiago Augusto, Luís Guilherme e Giovanna.
Matéria sob responsabilidade do autor (Mtb 82.886/SP)