18 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Franz Burini deixa a Secretaria de Esportes de Botucatu para compor a equipe médica da CBF

Em reunião com o prefeito Mário Pardini, na manhã desta quinta-feira (27), o médico Franz Burini acertou oficialmente seu desligamento da Secretaria de Esportes e Promoção de Qualidade de Vida. Ele aceitou o convite para compor o Departamento Médico da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).  

Além de contribuir para a preparação visando a Copa do Mundo da Rússia, em 2018, o médico botucatuense acompanhará as seleções femininas em todas as categorias. A reunião no gabinete do prefeito também contou com a participação do médico ortopedista Dr. Nemi Sabeh Junior, coordenador do Departamento Médico da Seleção Brasileira Feminina de Futebol.

“Temos um trabalho importante a ser feito com as atletas que compõem as seleções femininas de futebol, em todas as categorias, visando principalmente o ano de 2018 quando teremos competições importantes. Entendemos que trabalho que o Franz desenvolve, sobretudo ligado à nutrição, pode representar um grande avanço em nossa preparação e, por consequência, produzir um impacto grande no desempenho de nossas equipes”, afirma Sabeh Júnior. 

Burini classifica como “um grande privilégio e uma experiência de vida” a oportunidade dada pelo prefeito Mário Pardini para  comandar a Secretaria de Esportes, com uma visão ainda pouco comum em cidades brasileiras, priorizando a promoção de qualidade de vida, a prevenção de doenças e o exercício físico como uma conduta terapêutica. 

“Conheço o Pardini há bastante tempo. Sou muito grato pela oportunidade que ele me deu de colocar em prática aquilo que a gente vem estudando no ambiente acadêmico há muitos anos. Traduzir para a população esses benefícios e não meramente apresentar dados em congressos acadêmicos. Acredito que minha participação nesta fase inicial tenha sido válida no contexto de estruturação de toda evolução da nossa secretaria nos próximos anos de governo. A bandeira da promoção da qualidade de vida exigiu que tivéssemos que expandir o conceito habitual da Secretaria de Esportes e, com certeza, nossas ações e estratégias de diagnóstico e intervenções referentes ao sedentarismo e principais doenças associadas terão repercussões também em outras secretarias, principalmente a de Saúde”, comenta.

Segundo ele, o namoro com a CBF já vinha acontecendo desde ciclos olímpicos passados e poderá render frutos para a própria cidade. “O Nemi como coordenador médico se dispôs a vir falar com o prefeito, que compreendeu esse momento pessoal extramente importante. Mais do que secretário sou botucatuense. Já tenho essa interação com o Comitê Olímpico Brasileiro e com o Comitê Olímpico Internacional. E agora com a CBF. Como botucatuense tenho total interesse em trazer os modelos de treinamentos e de escolinhas existentes na CBF para Botucatu”. 

O prefeito Mário Pardini agradeceu a contribuição de Burini no breve período em que comandou a secretaria, sobretudo iniciando a implantação da filosofia de promoção de qualidade de vida por meio da prática da atividade física. Segundo ele, é motivo de orgulho ter um integrante de sua equipe requisitado pela entidade que comanda o futebol brasileiro. 

“Estou muito feliz com o aproveitamento do Franz pela CBF. Não estamos falando de uma entidade qualquer. É uma alegria saber que em nossa equipe tivemos alguém com um padrão de excelência tão grande. Como docente da Unesp, o Franz poderá continuar acompanhando a semente que ele plantou. Ele se comprometeu em dar continuidade à implantação desse conceito de qualidade de vida, de medicina preventiva, do esporte como sendo ferramenta de desenvolvimento social e de aprimoramento da saúde. Vou pedir a Deus que o abençoe muito nessa nova jornada. É um camarada do bem, trabalhador, pessoa que deixará saudades”.

O nome do novo secretário deverá ser anunciado na próxima semana. “Já temos um nome engatilhado, mas ainda falta uma última conversa para que possamos fazer o anúncio oficial. Vamos nos preparar para fazer uma transição tranquila e apresentar o novo secretário, se possível, já na próxima semana. Botucatu vai continuar respirando saúde através do esporte”, assegura o prefeito. 

Curta o facebook do Agência14News e acompanhe todas as notícias: https://www.facebook.com/agencia14news

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes