26 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Greve geral contra reformas teve paralisação de linhas de ônibus em Botucatu entre às 6h e às 9 horas

Botucatu participou da paralisação nacional nessta sexta-feira (28/4) como ocorreu em diversas cidades do país.

O movimento sindical e popular questiona as reformas: trabalhista, da previdência, além de ser contra a aprovação da lei da terceirização.

Segundo apurou o site Agência14News, em Botucatu participaram seis sindicatos: dos metalúrgicos, servidores, construção civil, sindicato rural, Sintunesp, Sabesp e movimentos de estudantes. Professores do setor público estadual também devem aderiram à paralisação.

Os bancários votaram em assembleia na regional de Jaú que parariam, mas isso não acabou não ocorrendo nesta sexta-feira. 

A Polícia Militar informou que reforçou seu efetivo nas ruas para manter a ordem. O Sincomércio – Sindicato do Comércio Varejista divulgou comunicado avisando que o comércio estará funcionando normalmente, das 9h às 18h.

Linhas de ônibus não saíram na manhã desta sexta-feira por conta de uma greve geral, em Botucatu, movimento que ocorre em todo o País contra reformas trabalhistas e previdência. As linhas foram liberadas a partir das 9 horas nas duas empresas. 

Segundo os representantes das empresas, carros foram colocados nos portões das empresas e fecharam a saída dos coletivos desde às 4h da manhã. 

A Empresa Vale do Sol que faz o transporte de funcionários da Caio e demais empresas está normal porque retirou os ônibus ontem. A Prefeitura chegou a emitir uma nota pela manhã informando sobre a paralisação e colocando o telefone 156 da Secretaria de Trânsito a disposição dos usuários para orientações.

Um ato depois ocorreu depois das 11 horas em frente à Catedral Metropolitana. 

 

PROFESSORES

Um grupo de educadores junto com o sindicato da categoria fez um ato na Praça Emílio Peduti (Bosque) e depois seguiu para a Catedral. O sindicato informou que exitiam professores paralisados nas escolas: EECA, 24 de Maio, Américo, Pedro Torres, Dom Lúcio, João Queiroz Marques, e na região Laranjal Paulista. O sindicato abrange 33 escolas estaduais em 14 cidades.

 

FEDERAÇÃO CONFIRMA FECHAMENTO DOS BANCOS SOMENTE NA 2ª-FEIRA

A FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos informa que não haverá atendimento nas agências bancárias no feriado nacional do Dia do Trabalho, comemorado em 1º de maio.
 
A população poderá utilizar os canais alternativos de atendimento para realizar operações bancárias, como caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking, banco por telefone e correspondentes.
 
As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e carnês com vencimento marcado para a data poderão ser pagos no dia 2, próximo dia útil ao feriado, sem incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais). 
 
“Mesmo durante o feriado, os canais eletrônicos e caixas eletrônicos funcionam normalmente, facilitando a vida do consumidor”, ressalta o diretor-adjunto de Operações da FEBRABAN, Walter Tadeu de Faria. 
 
Os clientes também podem agendar o pagamento das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

 

PÁGINA DO MOVIMENTO DE BOTUCATU

A página na rede social que fala sobre o ato na Catedral traz a seguinte mensagem: 

“Não é mais segredo para ninguém que o congresso nacional está rindo da cara de todos nós. Não só dos “esquerdistas” ou dos “direitistas”, e sim de TODOS nós. Antes o Brasil estava desunido, as divergências políticas confundiam a percepção das pessoas, mas hoje está claro para todos que o congresso nacional está agindo por conta própria, o conceito de democracia representativa não se enquadra mais no atual quadro político brasileiro. Ontem, não víamos um povo unido, lutando por seus direitos, e sim uma disputa partidária que separava amigos e irmãos. Hoje, o Brasil se levanta contra os usurpadores que tentam devastar todas as conquistas do nosso povo brasileiro, porem não mais separados, com objetivos diferente, agora nos estamos juntos, unidos por um único motivo , DEFENDER OS DIREITOS CONQUISTADOS, DEFENDER A CLT, DEFENDER A DEMOCRACIA!!!!!
A paralisação será feita na avenida Santana, com um único objetivo, lutar contra a reforma da previdência. Mostrar a Força que temos, e mostrar não ficaremos calados! 
Convidamos a todos, principalmente os jovens, para essa batalha. NÃO PODEMOS ACEITAR ESSA REFORMA! 
É importante ressaltar que essa luta só poderá ser vencida com o apoio de todas as classes sociais e de todas as gerações! Se não puder comparecer, pelo menos contribua evitando ao máximo dar lucro para o sistema.
Está na hora de sairmos da nossa zona de Conforto e ir para a luta! O FUTURO DO BRASIL ESTÁ NAS NOSSAS MÃOS”.

 

NOTA PÚBLICA

O MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO,  considerando a Greve Geral  anunciada para o dia 28.04.2017, vem a público:

I – DESTACAR que a Greve é um direito fundamental assegurado pela Constituição Federal, bem como por Tratados Internacionais de Direitos Humanos ratificados pelo Brasil, “competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender” ( art. 9º da CF/88);

II – ENFATIZAR a legitimidade dos interesses que se pretende defender por meio da anunciada Greve Geral como movimento justo e adequado de resistência dos trabalhadores às reformas trabalhista e previdenciária, em trâmite açodado no Congresso Nacional, diante da ausência de consulta efetiva aos representantes dos trabalhadores (Convenção OIT n. 144);

III –  REAFIRMAR a posição institucional do Ministério Público do Trabalho – MPT contra as  medidas de retirada e enfraquecimento de direitos fundamentais dos trabalhadores contidas no Projeto de Lei que trata da denominada  “Reforma Trabalhista”, que violam gravemente a Constituição Federal de 1988 e Convenções Fundamentais da Organização Internacional do Trabalho;

IV –  RESSALTAR o compromisso institucional do MPT com a defesa dos Direitos Sociais e com a construção de uma sociedade livre, justa, solidária e menos desigual.

Brasília, 26 de abril de 2017.

 

Curta o facebook do Agência14News e acompanhe todas as notícias: https://www.facebook.com/agencia14news

(Do Agência14News)

 

 

 

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes