25 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Atleta de Botucatu fala sobre prova de 100 quilômetros realizada nas montanhas da Argentina

A professora de Botucatu, Regina Takahira, participou neste mês da prova de corrida nas montanhas na Argentina.

“A saga para participar da corrida de montanha El Origen 2017 começou na última etapa de Trail Run da Brasil Ride, a Ultra da Cuesta de 70km em Botucatu, em dezembro do ano passado. Eles fizeram uma promoção em conjunto com a TMX Team, organizadora da El Origen, e eu fui sorteada com uma inscrição para a prova, conta a professora da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) de Botucatu.

“Até pouco mais de um mês antes da corrida eu ainda não havia definido minha participação, pois ainda teria que providenciar passagens, traslados, hospedagem e todo o equipamento e treinamento que esse tipo de prova exige, além de ter que remanejar meus compromissos. Isso também implicou em muito pouco tempo disponível para treinar especificamente para essa prova, pois apesar de ter conquistado o primeiro lugar na categoria dupla na Ultra da Cuesta com a professora Clarita Balestrin, meus treinos se resumiram à musculação na academia e treinos de bicicleta”, explica Regina.

Depois fora iniciados os treinos propriamente ditos. “No meio do ano passado voltei a treinar MTB para participar da Maratona XCM Brasil Ride em Arraial do Cabo-RJ na Bahia, também em dupla com a Clarita, educadora física e sócia proprietária da academia Vidativa Espaço Personal. Esse retorno veio depois de cerca de dois anos sem participar de maneira consistente de corridas desde uma lesão no pé após uma ultramaratona de 135 milhas (217 km) em Minas Gerais”, relata.

A El Origen foi realizada neste último fim de semana na região da Patagônia, entre Villa La Angostura e Villa Traful, na Argentina. “Eu já tinha corrido uma prova na Patagonia em 2015, a Patagonia Run, que é realizada em abril na cidade de San Martin de Los Andes, porém o que diferencia a El Origen das demais é que ela é realizada em três etapas com acampamento entre uma e outra, permitindo uma maior interação entre os competidores, além da experiência ímpar de acampar na case do lago Traful. É preciso ter boa capacidade de recuperação e resistência muscular pra voltar a correr bem entre uma etapa e outra. Alguns atletas correm muito bem, mas não conseguem se recuperar pra voltar a correr ou têm dificuldade nos trechos mais técnicos. Nesse aspecto, as dicas, incentivo, a bagagem técnica e os treinos específicos de musculação sob orientação da equipe da Academia Vidativa Espaço Personal fizeram toda diferença, tendo em vista o pouco tempo para treinar para a prova”, avalia.

“A largada foi dada em Villa La Angostura sob frio de 4oC e chuva fina. O percurso nos reservava ainda muitas subidas e descidas, trilhas, bosques, vários rios de águas geladas pra cruzar (foram 14 travessias só na primeira etapa), trechos pra subir com auxílio de cordas, vento gelado, areia vulcânica muito fofa que nos fazia atolar até quase o meio da canela e muito cascalho solto, num terreno difícil de avançar mesmo com o auxílio dos cajados, mas um visual incrível do alto das montanhas. Numa das fotos é possível avistar o Cerro Tronador que tem neve o ano todo ao fundo”, conta Regina.

“Pra terminar, a prova finaliza voltando a Villa La Angostura, numa espécie de praia às margens do Lago num terreno bastante técnico com muitos pedregulhos que afundavam a cada passo na área próxima à água ou com pedras maiores e escorregadias mais próximas à costa que ainda teríamos que subir pra alcançar a linha de chegada. A prova é realizada nas categorias solo ou dupla, nas distâncias de 50km ou 100km. Eu corri a distância de 100km na modalidade solo, sendo a quarta colocada no geral feminino e a segunda na minha faixa etária (45 a 49 anos), sendo a brasileira mais rápida na prova. A delegação brasileira tinha 25 atletas, entre eles o Rafael Campos, que obteve a terceira colocação no geral masculino e segunda na faixa etária com o tempo de 11h31min06s”, finaliza a professora de Botucatu.

 

Resultados femininos na categoria 100km solo.

Nome

País/cidade

Categoria

Tempo

1 – Claudia Cabrera

Argentina/Tandil

Fem – 40 a 44 anos

14h 05min 42s

2 – Maria Clara Serino

Argentina/Caba

Fem – 45 a 49 anos

14h 27min 48s

3 – Aldana Games

Argentina/Quilmes

Fem – 40 a 44 anos

16h 12min 24s

4 – Regina Takahira

Brasil/Botucatu

Fem – 45 a 44 anos

16h 22min 15s

5 – Ana Luiza de Faria Matos

Brasil/Rio de Janeiro

Fem – 30 a 39 anos

17h 12min 03s

23 – Cristiane Oliveira de Abreu Perroni

Brasil/Rio de Janeiro

Fem – 40 a 44 anos

22h 00min 09s

 

Os resultados podem ser obtidos no link: http://www.tmxteam.com/elorigen/?page_id=1131

(Do Agência14News).

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes