29 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Árbitra vai atuar pela primeira vez nos Jogos Abertos

A botucatuenses Juliana Marchis Leite, 36 anos, vai apitar pela primeira vez os Jogos Abertos do Interior, competição realizada neste mês, na cidade de São José do Rio Preto.

A moradora de Botucatu não esconde a expectativa de apitar os jogos com os principais árbitros do País.

Os Jogos Abertos ‘Horácio Baby Barioni’ (também conhecido como Jogos Abertos do Interior) é considerado o maior torneio do Estado.

A competição mais tradicional do calendário da Secretaria de Estado de Esportes, que já está na edição de número 85, acontece de 2 a 14 de outubro e conta com a participação de 192 cidades e mais de 8 mil atletas, disputando 28 modalidades.

A reportagem do 14News conversou com a atleta:

VIDA NO ESPORTE

“Comecei a jogar basquete aos 12 anos no projeto do Sesi Botucatu. Aos 13, fui jogar em Americana, onde atuei por 3 anos, participando inclusive dos Regionais como jogadora. Aos 18 fui para os EUA, quando ganhei uma bolsa de estudos em Oklahoma, devido ao basquete. Por lá joguei o Campeonato Universitário NCAA. Me formei em educação física em 2010 e trabalhei como auxiliar técnica no Cowley College no Kansas. Em 2010 voltei para o Brasil e trabalhei com o projeto da Hortência de basquete na cidade e foi aí que comecei a apitar os jogos de basquete da cidade como o campeonato estudantil.

No ano de 2014 voltei ao EUA e conclui minha faculdade de administração ficando lá mais 7 anos e dessa vez trabalhando apenas na minha área. Após a pandemia voltei ao Brasil em 2021, concluindo o meu ciclo no EUA.

VIDA NA ARBITRAGEM

Em 2022, comecei a apitar novamente jogos de basquete pela cidade. Como jogadora de basquete não tinha nenhuma pretensão de ser árbitra, pois é um outro mundo comparado ao de jogadora, mas confesso que se tornou uma paixão ao primeiro apito.

No começo do ano surgiu uma oportunidade de um curso em São Carlos. Eu e meu amigo Alisson Ferreira – também árbitro – fomos com a cara e coragem para o esse curso. Após esse curso em São Carlos, as coisas mudaram e minha história começou a ser criada na arbitragem. Fui chamada para fazer parte da liga LBC de Bauru, a maior de região. Após isso, pela primeira vez na história dos Jogos Regionais, uma árbitra de basquete representa a cidade nos jogos.

Também estive presente nos jogos Jeesp (Jogos Escolares do Estado de São Paulo), em Lindóia, nas categorias mirim e infantil, mas foi um fato inédito na modalidade para Botucatu.

SATISFAÇÃO EM REPRESENTAR BOTUCATU

Minha carreira como árbitra ainda está no começo, mas é com muita satisfação que irei representar Botucatu novamente, mas agora, nos jogos mais importante do Estado de São Paulo, os Jogos Abertos. Sendo eu uma ex-jogadora, a emoção e responsabilidade de estar agora como arbitrar nos Jogos Abertos é muito grande. Confesso que pela grandeza do evento não esperava ser convocada, pois ali estarão os melhores árbitros do País e poder fazer parte desse grupo será uma honra. Quero aprender muito e poder representar nossa cidade da melhor maneira possível. Estou muito feliz com essa oportunidade. É a realização de um sonho profissional com certeza”, disse ao 14News.

BOTUCATU NOS JOGOS

A cidade vai participar com 130 atletas e 14 modalidades até o dia 14 de outubro.

Redacao 14 News

Redacao 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes