28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Amazona botucatuense inicia treinamento nos Três Tambores, prova que destaca a região mundialmente

A amazona botucatuense Ana Laura Savini, de 11 anos, começou a treinar na modalidade dos 3 Tambores, tipo de prova que destaca a região de Botucatu como uma das melhores do Brasil e do Mundo.

A atleta que está nas finais de campeonatos regionais em saltos – em novembro – agora treina também na prova dos Três Tambores com o médico veterinário Fernando Costa responsável pelo Haras Colina Real, localizado na cidade de Vera Cruz. A amazona viaja todos os sábados para os treinos.

A expectativa é que no dia 12 de novembro participe da primeira competição nessa nova modalidade de sua vida. O treinamento começou há mês. Depois de 4 aulas ela foi convidada a participar das provas.

“A modalidade dos Três Tambores é uma das maiores do Brasil. É a prova mais expressiva com mais participantes e movimento de dinheiro. Está bem movimentada atualmente. Nem da corrida ela perde mais”, comenta o treinador.

A PROVA

“É uma prova contra o cronômetro. A pessoa está competindo contra ela mesma. Tem que fazer um tempo menor que os outros, mas ela compete contra o relógio. Faz um percurso já determinado: uma curva para a direita e duas para a esquerda e em volta do tambor e depois retorna. A distância é de 145 metros. Quem fizer o menor tempo vence a prova”, explica Fernando Costa.

Na prova dos Três Tambores existem várias classes. As categorias são divididas em idades, além da divisão em amadores e profissionais. Também se divide pela idade dos cavalos.

TREINAR CEDO

Para Fernando Costa, o importante de começar a treinar cedo é que a criança apresenta uma facilidade maior para desenvolver a habilidade motora dela, como o equilíbrio e a coordenação. “Além dela não vir com vícios, ela está numa fase da idade dela que é mais fácil desenvolver a habilidade motora. Se você pega uma pessoa com a idade mais avançada, ou ela vem com alguns vícios ou terá dificuldades em fazer todos os movimentos que precisam ser feitos. Começar na idade jovem é importante porque é bem mais fácil para aprender o correto e desenvolver habilidades de atleta. É preciso ser um atleta para competir nessa modalidade, porque é um esporte, e como todo o esporte o cavalo está tendo a performance, mas o cavaleiro está em cima para ajudar e não atrapalhar”.

REGIÃO DESENVOLVIDA

Segundo o treinador, a região de Botucatu e do Centro-Oeste é a mais desenvolvida nesse tipo de esporte e prova (Três Tambores) no Brasil e se destaca mundialmente. “A maior quantidade de competidores e a melhor qualidade de cavalos está no Centro-Oeste do Estado de São Paulo. É a que tem a melhor qualidade comparando com os Estados Unidos, porque existem dois países que tem essa modalidade: Os Estados Unidos e o Brasil que está em segundo lugar. Mais essa região (Oeste) do Estado é considerada uma frota tão grande como a americana”, cita Fernando Costa.

A botucatuense Ana Laura Savini tem patrocínio nos saltos de Sumaré Leilões e na Prova dos Três Tambores do Haras Colina Real. Em Botucatu, nos saltos, a atleta treina no Centro Hípico Monte Olimpo.

(Do Agência14News)

(Com Fotos de Jeferson Araújo)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes