Nesta quinta-feira (20), a reunião online do G.E.B. (Grupo de Empreendedores de Botucatu) tratou de um tema em alta: “o cliente no centro do seu negócio”.
O apresentador do tema foi presidente do GEB, Pedro Souza, que também esteve na organização do evento online.
Pedro Souza é um incentivador do empreendedorismo. Já organizou grandes eventos dentro dessa mesma área em Botucatu, trazendo à cidade nomes de palestrantes conhecidos no Brasil e no Mundo. Dá treinamentos a empresas por meio da Foco Business e é professor e coaching. Também proprietário do espaço Fullworking e integrante do Clube do Marketing – formado por time de especialistas nessa área.
A apresentação-treinamento teve como foi aberta com as boas-vindas a convidados que buscam crescimento profissional e das suas empresas, e queriam conhecer o GEB.
Pedro destacou o “customer centric” – uma estratégia que coloca o cliente em primeiro lugar no seu negócio.
Destacou a necessidade hoje da permanente importância de se treinar suas equipes para que se chegue a novos horizontes e resultados.
Na nova concepção de relacionamento, ele ainda falou da importância do cliente ser acolhido nas suas reais necessidades. Não deve ser surpreendido só no começo desse contato, mas também no antes, durante e depois (pós-venda).
Dentro disso abordou que o atendimento não deve ser como o dono da empresa prefere, mas à maneira que o cliente necessita. Se não pode atender no momento, precisa avisar o cliente com uma mensagem informando, por exemplo, o horário do retorno do serviço, e nunca deixar um vazio nesse contato.
Ele ainda citou que o cliente vai a lugares que realmente se sente bem. Uma loja, por exemplo, não pode ter uma tendência que não conecta com o consumidor (a). Citou o exemplo de uma loja que quer atender um público moderno, mas tem um visual desatualizado.
Importante que devido a muitas tarefas, as pessoas querem decidir por algo que facilite sua vida. Um exemplo é que na hora da venda online o preço esteja visível. Nunca peça que ela te chame “inbox”. Pesquisa aponta que 94% interrompem relacionamento por informações irrelevantes.
Dessa forma, o empreendedor não pode permitir seu ego no centro do negócio e deixar o cliente de lado.
Outro tópico citado por Pedro Souza foi que muitas empresas preocupadas em não dar suporte aos clientes estão contratando pessoas para responderem mensagens de WhatsApp. O cliente espera uma resposta ágil.
Sobre o GEB
É um Grupo de Business Networking na cidade de Botucatu que reúne mais de 60 empreendedores de diferentes segmentos do comércio e da prestação de serviços. Foi fundado em 13 de janeiro de 2017.
As reuniões acontecem todas às quintas-feiras, agora online, para realizar negócios e estreitar parcerias entre pessoas com mindset empreendedor e que estão dispostas a pensar e ter atitudes semanais fora da caixa para aumentar a atratividade da cidade e consequentemente melhorar o giro financeiro individual. Saiba mais.