Empreender no mundo do varejo exige estratégias para se diferenciar da concorrência, desde a divulgação de produtos, até a logística de distribuição e o suporte no pós-venda. Buscar inspiração em histórias bem sucedidas pode, portanto, ser um bom ‘start’ para o planejamento dos negócios e para alcançar o sucesso.
Pensando nisso, Andrei Dias, Head de vendas da Nexaas, Retail tech especialista em inovação para o varejo, elencou cinco sugestões de leitura que abordam diferentes perspectivas sobre varejo e ensinam sobre inovação, empreendedorismo e tecnologia. Confira:
1. Inspiração para começar um novo negócio – Livro: A Loja de Tudo:
Se você está à procura de uma dose de inspiração sobre empreendedorismo e perseverança, essa leitura poderá fazer sentido. “A Loja de Tudo”, livro escrito por Brad Stone, relata a história da Amazon, além de trazer a biografia de seu criador, Jeff Bezos. A obra traz depoimentos inéditos de amigos, familiares, colaboradores e ex-funcionários e descreve os movimentos do empresário para alcançar novos mercados e fazer o negócio crescer — até se tornar uma das empresas mais poderosas do mundo. “É uma verdadeira lição para quem quer criar uma loja virtual”, garante o executivo.
2. Como administrar um empreendimento- Livro: Por dentro do Alibaba
Entender como administrar um e-commerce e aprender técnicas de vendas de empresas chinesas poderá ser descomplicado com a leitura do livro “Por dentro do Alibaba: como a maior empresa de e-commerce do mundo está mudando os rumos dos negócios on-line”. O autor foi um dos primeiros funcionários ocidentais do Alibaba e chefe da área de relações públicas e marketing internacional da empresa durante vários anos. “O Alibaba é um dos e-commerces mais influentes do mundo, que dita diversas tendências de gestão e dá grandes lições sobre como vencer a concorrência”, indica o especialista.
3. Desafios de empreender e dicas para integrar o varejo físico e digital — Livro: Sem Limites
Como um pequeno comércio de sapatos se tornou um dos maiores e-commerces da América Latina? Essa pergunta é respondida no livro “Sem Limites: do pequeno comércio de sapatos ao maior e-commerce esportivo da América Latina”, de José Eduardo Costa, que traz a história da Netshoes. “A obra conta como foi a migração da loja de rua para o comércio eletrônico, os principais desafios enfrentados pelos seus empreendedores e traz insights sobre como integrar o varejo físico e virtual”, explica Dias.
4. Importância de investir na experiência do consumidor – Livro: Satisfação Garantida
Não é novidade que, para conquistar e fidelizar clientes, os negócios devem investir na satisfação do consumidor. No livro Satisfação Garantida, de Tony Hsieh, o autor aborda questões sobre Customer Success (CS). CEO da empresa online de sapatos Zappos, ele relata algumas das metodologias revolucionárias que criou para atender a necessidade de seus consumidores. “Traz a lição de que o sucesso dos negócios está totalmente ligado às condições oferecidas ao consumidor. Proporcionar uma experiência única, focada nas necessidades do cliente, ajuda na construção de vínculos e na fidelização”, acrescenta Dias.
5. Como aproveitar o digital para empreender –Livro: Negócios Digitais
Outra boa leitura para empreendedores do varejo é o livro “Negócios Digitais”, de Alan Pakes. Na obra, o autor traz lições sobre como aproveitar o digital para empreender e inovar, além de focar a metodologia no desenvolvimento da mente empreendedora. “Se você procura entender mais sobre marketing digital, gestão, vendas online e relacionamento com o cliente, essa indicação poderá alavancar seu conhecimento e os resultados no varejo”, afirma o executivo. (Da assessoria).