A Secretaria Municipal de Segurança e Direitos Humanos e a Guarda Civil Municipal realizaram nesta terça-feira (12), no Ginásio Paralímpico, a formatura de cerca de 2 mil alunos da décima terceira edição do Programa Patrulha da Paz.
Este ano o Programa contou com a participação de alunos de 29 unidades escolares entre escolas municipais e ensino privado.
O evento contou com a presença da Secretária Municipal de Educação, Profª Claudia Gabriel; do Presidente da Câmara, Antônio Carlos Vaz de Almeida, Cula; do vice-presidente da Câmara Municipal, Sargento Laudo; do Secretário de Segurança, Marcelo Emílio de Oliveira; do Comandante Geral da Guarda Civil Municipal, Leandro Carreira Destro, além de outras autoridades, pais e familiares dos alunos.
Lançado em 2010, o Patrulha da Paz promove encontros quinzenais ministrados pelos guardas Nóbrega e Jayme. Eles são responsáveis por aplicar aulas teóricas para os estudantes na faixa etária entre 9 e 11 anos. No início do ano são distribuídas cartilhas do programa que auxiliam o aprendizado teórico. Como complemento, são promovidas aulas práticas que contam com a parceria de órgãos públicos.
O Programa Patrulha da Paz tem 5 ciclos que abordam temas como a história e o trabalho da Guarda Municipal, Cidadania e Civismo, Trânsito Seguro, Perigo das Drogas e Acidentes Domésticos, junto com o SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Além disso, os alunos participantes realizam avaliações sobre os temas ensinados ao longo do ano letivo, que tem início em março e término em novembro. Os estudantes também são avaliados em outros quesitos como: cuidados com a apostila, comportamento e quantidade de faltas. Tudo isso é somado e levado em conta ao final de cada ano, determinando os vencedores.
A cerimônia contou com a entrega de certificados a todos os alunos participantes, premiação aos melhores alunos de cada escola, às professoras das salas com maiores índices de rendimento, às escolas destaques, e ainda os seis alunos que obtiveram as melhores notas receberam uma bicicleta como prêmio.
Patrulha da Paz
O projeto teve início em 2010, quando a GCM apadrinhou um projeto embrião já existente na Emef. Professor José Antônio Sartori (Jd. Eldorado). Naquele ano, a Patrulha da Paz contou com a participação de 150 alunos, da escola Sartori e Raymundo Cintra (Vitoriana). Já no ano de 2011 foram firmadas as matérias que são ministradas até hoje.
Com o passar dos anos, os responsáveis pelo projeto, também moldaram suas aulas e matérias, além do material didático. Em conjunto com parceiros, expandiram este modelo, que hoje abrange cerca de 2 mil estudantes de 26 escolas de Botucatu.
Veja todas as fotos.