Assessoria de Imprensa da CAIXA – Regional Bauru respondeu ao 14News perguntas sobre a demora para pagar o auxílio emergencial a pessoas de baixa renda, autônomos e MEIs (Microempreendedores Individuais):
-Pessoas relatam que tiveram o auxílio aprovado, como no caso dos MEIS. No site consta dinheiro transferido que não caiu na conta. Como proceder?
A CAIXA esclarece que abriu de forma gratuita e automática a Poupança Digital e efetuou o crédito do Auxílio emergencial nesta segunda-feira (27) para todos os beneficiários do Auxílio Emergencial que não tiveram o valor creditado automaticamente na conta indicada no momento do cadastramento por diversos motivos, entre eles titularidade divergente, número da agência ou da conta errado, conta encerrada, entre outros. A Poupança Digital é movimentada através do APP Caixa Tem
-Existem mais relatos de problemas e atrasos, como podemos de forma geral orientar quem tiver dificuldades?
-O que tem sido feito para evitar que as pessoas se dirijam ao banco e lotéricas? Essas estratégias tem dado certo?
A CAIXA reforça a importância do atendimento disponibilizado nos canais digitais e o atendimento realizado uma hora mais cedo para os clientes incluídos no grupo de risco, exclusivamente para serviços essenciais. O banco manterá a abertura antecipada em 1.102 agências, exclusivamente para os atendimentos de clientes de grupo de risco. A lista dessas unidades pode ser consultada no seguinte endereço: www.caixa.gov.br/caixacomvoce/Paginas/default.aspx.
– Em quais casos as pessoas precisam ir ao banco? E quais pode usar aplicativo – falando sobre os serviços mais usados, incluindo o auxílio emergencial. Vamos orientar.
O banco reforça que suas unidades seguem funcionando para atendimento presencial no interior das agências apenas para serviços sociais essenciais, como o saque sem cartão e senha de benefícios do INSS, Seguro Desemprego e Defeso, Bolsa Família, Abono Salarial e FGTS, desbloqueio de cartão e senha de contas, além do abastecimento e processamento de depósitos realizados nas máquinas de autoatendimento. O APP CAIXA TEM pode ser utilizado para movimentar a Poupança Social Digital, sendo possível realizar consultas, transferências e pagamentos diversos (água, luz, telefone, boletos, etc). Segue link de tutorial sobre o cadastramento e uso do CAIXA TEM https://caixanoticias.caixa.gov.br/noticia/20920/video-veja-como-se-cadastrar-e-utilizar-o-caixa-tem .
-O que mais tem sido feito para evitar aglomeração para proteger funcionários e correntistas da Caixa?
NOTA À IMPRENSA
A CAIXA tem atuado para amenizar os impactos econômicos na vida dos cidadãos brasileiros que sofrem os efeitos econômicos da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). O apoio à população mais carente exigiu a implementação de uma megaoperação de cadastramento e pagamento sem precedentes na história do País, resultando no maior programa de inclusão bancária e digital já realizado. Em conjunto com o Ministério da Cidadania e a Dataprev, em apenas duas semanas foi criada toda estrutura para cadastro e pagamento do auxílio emergencial do governo federal, que já contabiliza 44,3 milhões de pessoas beneficiadas.
Para atender quem mais precisa, teve início nesta semana o calendário escalonado de saque em espécie do auxílio emergencial nas agências, casas lotéricas e correspondentes CAIXA Aqui para os beneficiários da Poupança Social Digital. O escalonamento foi pensado justamente para evitar a busca massiva às agências, no momento em que se recomenda evitar aglomerações.
Entretanto, agências em diversas partes do País registram grandes filas e aglomerações de pessoas que não fazem parte do público alvo do atendimento presencial, ou seja, clientes em busca de serviços essenciais (como saque do seguro desemprego e Bolsa Família sem cartão, desbloqueio de senhas, etc) e o público beneficiário do saque em espécie escalonado por data de nascimento. Levantamento da CAIXA aponta que apenas uma pessoa a cada cinco que buscaram presencialmente o banco nessa segunda-feira (27) tinha direito ao saque na referida data.
O aplicativo CAIXA Tem registrou milhões de acessos nos últimos dias, sendo que mais da metade é de usuários que não têm direito ao Auxílio Emergencial. A CAIXA recomenda que somente os brasileiros que receberam o Auxílio Emergencial pela Poupança Social Digital acessem o app CAIXA Tem.
O banco tem envidado todos os esforços para otimizar e acelerar o atendimento em seus canais físicos e digitais. E ressalta a importância de apenas buscarem as agências aqueles usuários que precisam realizar serviços essenciais ou os beneficiários que receberam o auxílio na Poupança Social Digital e desejem fazer o saque em espécie, conforme o seguinte calendário:
28 de abril – nascidos em março e abril
29 de abril – nascidos em maio e junho
30 de abril – nascidos julho e agosto
04 de maio – nascidos em setembro e outubro
05 de maio – nascidos em novembro e dezembro
Visando otimizar a atendimento e organização das filas, a CAIXA também alocou 2.800 novos vigilantes e aumentou o número de recepcionistas para reforçar a orientação ao público e manter os protocolos já implementados para garantir a saúde de todos. Informa ainda que abrirá 800 agências no próximo sábado (02) em todas as regiões do país, no horário de 08 às 12 horas:
A CAIXA informa que a prioridade ainda é manter o atendimento digital, por meio do cadastramento por app e site e a movimentação do benefício pelo CAIXA Tem. Desta forma, o banco reforça o pedido para que a população só se dirija às agências e casas lotéricas em último caso.
Vale lembrar que quem recebeu o crédito em poupança da CAIXA pode movimentar o valor digitalmente pelo Internet Banking ou mesmo utilizando o cartão de débito em suas compras. Os beneficiários do Bolsa Família elegíveis para receber o auxílio receberão o crédito no mesmo calendário e na mesma forma do benefício regular. Para quem busca informações sobre o cadastro, os canais para esta consulta são o aplicativo CAIXA | Auxílio Emergencial, o site auxilio.caixa.gov.br e a central telefônica exclusiva 111.
Acompanhe o último balanço do Auxílio Emergencial: