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Bancos optaram em manter biometria, porém medida faz idosos permanecerem mais tempo nas agências

O uso da biometria é um procedimento adotado pelos bancos para garantir a segurança das operações e evitar fraudes e golpes que causem prejuízo aos clientes. Por isso, ele foi mantido. Mas, na necessidade de isolamento social pela Covid-19, esse tipo de identificação faz os idosos ficarem mais tempo nas filas dos terminais eletrônicos.

Geralmente um ou dois funcionários ali dando assistência a esse público em casa banco. É certo que há idosos que também não conseguem manusear o sistema todo dos bancos. É que sem a biometria algum parente conseguia receber para eles. Assim, a circulação de idosos nos bancos e nas ruas se torna frequente.

Nesse caso a pessoa poderia até ter uma autorização para evitar a saída dos idosos para ir ao banco, mas com restrições de serviços, todo trâmite nem sempre é fácil. Procuramos o INSS para saber se isso é possível hoje, mas não obtivemos resposta ainda. Um explicativo do INSS para um representante receber pelo idoso está no site.

“O uso da biometria é um procedimento adotado pelos bancos para garantir a segurança das operações e evitar fraudes e golpes que causem prejuízo aos clientes. Por isso ele foi mantido”, informou a Federação dos Bancos ao 14News.

Veja a nota da federação sobre o funcionamento dos bancos:

Os bancos tem trabalhado para garantir o acesso das pessoas aos serviços bancários preservando a segurança tanto de seus funcionários quanto dos clientes, especialmente aqueles mais vulneráveis ao novo coronavírus, como os idosos.

Desde o dia 25 de março, as agências estão abrindo uma hora mais cedo (das 9h às 10h) para atender exclusivamente clientes que fazem parte de grupos de risco. Além disso, foram reforçadas as rotinas de higienização dos postos de atendimento e adotado o controle do número de pessoas dentro das agências para evitar aglomerações.

No entanto, nossa principal recomendação é que as pessoas evitem ao máximo irem as agências. Por meio dos canais digitais, (internet banking e aplicativos) é possível realizar quase todas as operações bancárias e ter acesso a diversos produtos e serviços (fazer transferência, tirar extrato, pagar contas, pedir empréstimo, negociar dívidas, contratar seguros, etc). Esses canais são pensados para oferecer uma experiência simples e fácil, mas caso o idoso não tenha familiaridade com eles, recomendamos que ele peça ajuda a alguém da confiança dele, como um parente ou um amigo.

Para fazer saques ou depósitos, recomendamos que os idosos usem a rede de mais de 170 mil caixas eletrônicos espalhados pelo país, evitando aglomerações.

Um ponto que vale a pena destacar é que todos os aposentados e pensionistas têm um cartão magnético, seja do banco no qual têm conta, seja um cartão emitido pelo INSS exclusivamente para eles receberem os benefícios, com o qual eles conseguem sacar as aposentadorias e pensões no caixa eletrônico.

O cliente que recebe a aposentadoria ou pensão pelo cartão emitido pelo INSS pode usar toda a rede de agências e caixas eletrônicos da Caixa para sacar o benefício, além da rede de lotéricas. O cartão também conta com a função “débito” que pode ser usada para fazer compras.

VEJA O QUE FOI DIVULGADO PELO INSS EM SEU SITE:

Foram anunciadas, nesta quinta-feira (19/03), novas medidas em função da pandemia do coronavírus no Brasil. A partir de agora, o INSS, em conjunto com a Perícia Médica Federal, dispensará o segurado da necessidade de comparecer em uma agência para a perícia médica presencial. Dessa forma, os segurados que fizerem requerimentos de auxílio-doença e Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoa com deficiência devem enviar o atestado médico pelo Meu INSS, aplicativo ou internet. A medida tem por objetivo assegurar a saúde dos cidadãos, em especial a dos idosos. O ato oficial será publicado amanhã.

Após o upload do atestado, o documento será recepcionado pela perícia médica, que fará as devidas verificações. A medida acelerará o processo de análise e evitará que milhares de pessoas se desloquem para uma agência. Vale destacar que, para quem já fez o requerimento, basta enviar o atestado pelo Meu INSS.

Com a medida, as agências estarão fechadas e um servidor estará de plantão, por telefone ou e-mail, para esclarecer eventuais dúvidas sobre o meu INSS. Serão disponibilizados para os segurados os telefones e e-mails das agências para que entrem em contato.

Vale lembrar que todas as medidas também se estendem ao segurado que tenha a covid-19, ou seja, em caso de requerimento do auxílio-doença, todo o processo deve ser virtual.

Os segurados que aguardam a análise do BPC (para pessoa com deficiência) também poderão receber um adiantamento de R$ 200, ou seja, com a medida, há a possibilidade de zerar a fila de requerimentos desse benefício, que hoje é de cerca de 470 mil à espera de análise. Contudo, a medida, para ser implementada, precisa de aprovação de projeto de lei que será enviado ao Congresso Nacional.

Outra medida que visa à segurança dos segurados é suspender a necessidade de cadastro no CadÚnico para receber o BPC.

Com todas essas medidas, o INSS, além de garantir a saúde dos segurados, que não precisarão mais ir às agências, pretende agilizar a análise dos requerimentos, uma vez que servidores que foram retirados do atendimento ao público serão realocados para a análise de requerimentos. O INSS espera que, nos próximos dias, grande parte dos servidores já estejam trabalhando na análise, de forma remota. Nesse regime de teletrabalho, cabe destacar, há metas de desempenho a serem cumpridas, o que garantirá ao segurado maior agilidade na análise dos requerimentos.

Segurança para os cidadãos

É importante destacar que os segurados não precisam sair de casa, em especial os idosos, evitando, assim, a exposição ao risco de contágio. É possível acessar os serviços direto pelo Meu INSS, no site ou aplicativo para celular.

Veja também

Apresentação – Medidas do Grupo de Monitoramento dos impactos do Covid-19 pandemia (19/03/2020)

Redação 14 News

Redação 14 News

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