26 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Fumar em pontos de ônibus deve gerar multa em Botucatu

Quem fumar em locais como ponto de ônibus poderá ter que pagar multa de 150 reais em Botucatu. O valor é equivalente a 5 UFESPs – Unidades Fiscal do Estado de São Paulo, índice que é reajustado anualmente. (A reportagem havia divulgado 1.500 reais, pois houve erro na digitação do projeto na Câmara).

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e sentada
-O vereador Silvio dos Santos do Partido Republicanos é o autor do projeto que pretende ampliar a proibição de se fumar em locais públicos.

A medida é proposta pelo projeto do vereador Silvio dos Santos do Partido Republicanos. Segundo o parlamentar, o projeto deixa “a legislação local mais atual e devidamente aplicada às necessidades dos botucatuenses em geral”. E, além disso, “propõe a inclusão de pontos de ônibus, cobertos ou não, além de alguns ajustes e esclarecimentos sobre esse item, dentro do contexto do objeto maior que a lei estabelece, ou seja, que os pontos de ônibus sejam incluídos oficialmente como “locais onde não se pode fumar”, sujeitando seus infratores às punições devidas”, explica o autor dentro do seu projeto.

O tema já tinha sido discutido dentro da Câmara Municipal. O documento tramitou pelas comissões que fazem o filtro da legalidade ou não das matérias, e em seguida, quando da primeira votação em plenário foi feito pedido de mais estudos pelo vereador Abelardo Wanderlino da Costa Neto (Republicanos).

Dentro dos debates, 3 vereadores da Comissão de Constituição, Justiça e Redação sugeriram emenda para retirar o artigo 2º que diz: “Deverão ser destinadas áreas específicas para fumantes em próprios municipais, devendo esses locais ser de fácil acesso e bem ventilados” porque segundo os autores dessa mudança, que são os vereadores Marcelo Sleiman (DEM), Sargento Laudo (PSDB) e Lelo Pagani (PSDB), “objetiva-se com essa propositura respeitar o contido em legislações estaduais e federais no que se refere a áreas específicas para fumantes”.

Ele acrescenta que o principal não é valor da multa e sim a sensibilidade com o próximo como crianças e demais pessoas que se tornam fumantes passivos nesses abrigos de ônibus.

Agora, o assunto volta à pauta nesta segunda-feira, 2 de agosto, quando também a Câmara Municipal retorna do seu recesso parlamentar. O projeto será analisado após às 20h. A sessão agora presencial terá 20% de ocupação no Legislativo devido à pandemia da Covid-19.

Sessão presencial e limitada

“Pudemos discutir assuntos de grande importância para nosso município no recesso e durante as sessões remotas, mas enfim, retomamos nossas sessões presenciais. É muito importante continuarmos com todos os cuidados, afinal ainda vivemos uma pandemia. Confio no bom senso dos vereadores, para nos protegermos e todos aqueles que trabalham conosco. Espero que, agora ainda mais, a população possa fazer parte da história que estamos escrevendo”, disse o presidente da Câmara, vereador Palhinha (DEM). Ele ainda ressalta que as máscaras continuam obrigatórias, haverá aferição de temperatura na entrada do prédio e álcool em gel disponível aos presentes.

Evitar a exposição de não-fumantes

Segundo o vereador Silvio dos Santos. “é fato que tal proibição, além de doutrinar melhor o assunto entre os botucatuenses, vai trazer grande contribuição para o “fumante passivo”, ou seja, vai gerar menor exposição e maior proteção aos não fumantes, contribuindo sobremaneira para a saúde dos mesmos, pelos motivos lógicos de não exposição direta ou indireta. Entendemos, por fim, que precisamos ir além em tudo que for possível quando o tema central é saúde e bem-estar das pessoas”.


Ele ainda destaca que “conforme o texto da lei, deverá haver sinalização específica, em placas, indicando que é proibido fumar na área, assim como as penalidades aplicáveis em caso de descumprimento e os telefones dos órgãos de fiscalização. E valores de multas bem claros. Como estamos oferecendo uma legislação mais atual dentro do contexto, com alteração e inserção de dispositivos, levando-se em conta uma melhor técnica legislativa, propomos também a revogação da Lei nº 4.301/2002”, definiu no projeto.

Sessões mais atrativas

Outro projeto da noite propõe mudanças na dinâmica das sessões da Câmara Municipal. Estão entre as mudanças: anteceder em uma hora o início das sessões legislativas para melhor acesso da população, ou seja, 19h; democratizar em 10 minutos as falas no Grande Expediente alcançando mais vereadores por noite e a introdução da votação eletrônica e reuniões virtuais.

Pela movimentação em torno do projeto e pedido de destaques, o tema deve ser amplamente para ser aprovado ou não.

A autoria desse projeto é de Marcelo Sleiman (DEM), Lelo Pagani (PSDB), Alessandra Lucchesi (PSDB) e Rose Ielo (PDT).

Neste tema há ainda destaque dos artigos 126 e 133 solicitado pelo Vereador Abelardo, bem como emenda do mesmo parlamentar. O pedido de vista havia sido solicitado pelo vereador Sargento Laudo visando a maior discussão.

A sessão será às 20h pelo Facebook e TV Câmara Botucatu (canal 31.3 da rede aberta e 2 da Claro NET TV).


Atualiza – Pelo motivo do vereador autor ter necessitado de um afastamento por motivo médico, o projeto sobre fumar em ponto de ônibus será votado em nova sessão.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes