Nota da secretária de Cultura de Botucatu – Cris Cury Ramos: Prezados, bom dia!
Estamos monitorando de perto e atentos a todos os posicionamentos dos Governos Municipal, Estadual e Federal (Ministério da Saúde) em relação ao COVID-19 (coronavírus).
Após muitas reflexões e considerações sobre os riscos da exposição de um número considerável de pessoas num mesmo espaço público Cultural, decidimos por bem CANCELAR o Concerto de abertura da Orquestra Sinfônica Municipal que estava marcado para segunda-feira, às 20h, no Teatro Municipal.
Ponderamos que o local comporta um pouco mais de 500 pessoas e que os concertos da nossa Orquestra atingem quase sempre a lotação máxima e que o público que nos prestigia é composto por jovens e crianças, mas, principalmente, por adultos, e finalmente, que o Teatro Municipal conta apenas com sistema de ventilação forçada (ar condicionado).
Lamentamos. Trata-se de uma decisão preventiva difícil, porém necessária a fim de conter a disseminação. Temos como dever prezar sempre pelo bem estar e a segurança de todos os envolvidos em nossos eventos: músicos, público e equipe.
Por todas essas reflexões e, pautados nas decisões que temos acompanhado nas esferas do Estado, de nossa Cidade e de outros Municípios, julgamos por bem CANCELAR o Concerto.
Estamos certos de poder contar com a compreensão total da população, dos músicos e dos funcionários do Teatro, afinal, existe um bem maior sendo protegido.
Também estamos avaliando como será o uso dos nossos espaços públicos de cultura que recebem o público com maior frequência e quantidade: Museu Histórico, Pinacoteca Fórum das Artes,Biblioteca, Cine Janelas, Casa da Juventude e Teatro Municipal.
Por ora, os eventos particulares continuam marcados. As decisões serão tomadas caso a caso juntamente com o organizador, responsável pelo evento, não havendo nenhuma possibilidade de o número de público presente ser superior a 400 pessoas.
Temos prioridades. E a saúde pública, diante da realidade que se apresenta, é a maior delas.
Cuidemo-nos”.
DESTAQUES: