26 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Brinquedo de gente grande: morador de Botucatu já criou 150 veículos em miniatura

O farmacêutico Leandro Ramos, de 34 anos, morador de Botucatu (SP) transformou sua paixão por carros em um negócio que parece cada vez mais promissor: produzir miniaturas de automóveis e caminhões. São 500 miniaturas em sua coleção, sendo 150 feitas por ele nos últimos 2 anos, entre as unidades vendidas e da própria coleção atual.

Quem gosta de carros, ao ver uma réplica de um modelo que adora, não tem dúvidas: quer guardar uma dessas reproduções na sua estante, seja em casa ou no trabalho.

Há quem peça para fazer ao estilo do seu próprio carro, imitando cada detalhe, ou quer o modelo de algum veículo que já possuiu.

“Sempre tive paixão por carros, principalmente antigos da linha Volks e principalmente Chevrolet. Em especial linha Opalas e Caravans. Na infância não tínhamos condições financeiras de comprar tudo que gostávamos. Assim depois de casado, comecei a comprar e colecionar miniaturas. Gosto muito de viaturas nacionais também. Foi quando decidi a criar as minhas próprias viaturas, coisa essa que não se encontra industrializada”, conta Leandro.

Faz mais ou menos dois anos que ele tomou como gosto a personalização e comercialização de miniaturas customizadas e originais.

“Comecei minhas customizações. Acredite: com esmalte de unhas. Fato que customizadores profissionais viam e não acreditavam. Foi aí que fui me entusiasmando cada vez mais no ramo das customizações. Em seguida comecei a customizar caminhões miniaturas também. Ambos carros e caminhões na escala 1/43 – número que mostra o quanto se reduziu do original para se chegar à miniatura”, conta.

Hoje, o morador de Botucatu possui sua coleção entre carros e caminhões e mostra o que produziu ao público interessado. “Divulgo em grupos de colecionismo e agora estou pensando seriamente em e-commerce”.

O valor de um produto como esse varia muito dependendo o tempo, material empregado e dificuldade. Há valores de R$ 39,90 a R$ 1.500.

Todas as suas “custons” ele faz com material automotivo, o que gera um diferencial ao produto.

PROCESSO DE PRODUÇÃO

Leandro conta que o processo envolve desmontagem, retirada de toda e qualquer tinta, limpeza da peça e aplicação de fundo. Tudo isso é feito no mesmo dia. Após 24 horas, dá-se início à pintura. No caso de mais de uma cor aguarda-se mais 24 horas para aplicação da próxima coloração.

Após esse prazo de 24 horas, após aplicação da pintura, é hora do detalhamento e decalcagem (colagem dos emblemas e símbolos). Depois é preciso aguardar mais 24h para aplicar o verniz.  

E não parou por aí. São necessárias mais 48 horas para realizar a montagem final.

SATISFAÇÃO

O morador de Botucatu diz que é algo muito especial poder entregar uma miniatura a quem tem a mesma paixão. “Nem sei como explicar. É uma emoção poder realizar o sonho de algum colecionador, e mais especial ainda ver o resultado final, para mim a cada miniatura finalizada significa uma vitória a mais”, comentou ao 14news.

CUSTOMIZADORES

“Cada customização por mais que tente, nunca sai idêntica a outra. E cada customizador tem suas características. Todos os dias vou pra minha oficina à noite e fico por lá por volta de 3 a 4 horas aonde esqueço de tudo aqui fora. É uma paixão sem explicação”.

HISTÓRIA MARCANTE

“Há quase um ano atrás um colecionador de São Paulo me trouxe uma miniatura na escala 1/64 (hot wheels) fabricada em 1974 (primeiro brinquedo que ele lembra ter ganho de presente). Restaurei ela por completo e quando fui fazer a entrega escorreu lágrimas dizendo ele que consegui resgatar sua infância novamente”.

Saiba mais:

O morador de Botucatu há mais de 16 anos. Natural de Barra Bonita e criado até os 18 anos em São Manuel. Instagram: @lrminiaturas

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes