Voluntários se uniram no último final de semana em um projeto social que visa construir casinhas para animais de rua em Botucatu (SP). As casas serão distribuídas para comunidades carentes e também em locais onde encontram-se animais sem abrigo. O trabalho foi realizado pelo Grupo de Estudos em Biodiversidade (GEBio) que desenvolve o projeto social Patinhas.
Esse ano o projeto contou com apoio da ONG Liga do Bem, que atua no acolhimento e reabilitação de animais abandonados e maltratados. A Oficina de Criação foi aberta a toda comunidade que se dispôs a ajudar.
Sobre o Projeto Patinhas – A ideia surgiu em julho de 2017, de um dos fundadores do GEBio, Álefe Rebouças Amorim, e foi abraçada pelo grupo e tem como objetivo construir casas para animais de rua.
Ano passado as casinhas foram feitas com garrafas pet e retalhos de madeira. As 4 casinhas construídas agora foram distribuídas para comunidades carentes e também para locais onde encontram-se animais sem abrigo.
Já neste ano, as casinhas foram construídas com madeiras que se tornariam lixo e materiais doados pela comunidade e patrocinadores. Em uma tarde de evento, foram construídas 14 casinhas de madeiras. Serão destinadas às Ongs, população carente e pontos da cidade onde ocorre circulação de cães de rua.
“A Oficina de Criação aconteceu no Parque Municipal, a partir das 14h, e contamos com o apoio da Ong Liga do Bem, que ensinou com muita dedicação como construir uma casinha”, comentou Gabriela Peres de Oliveira (22), uma das participantes.
A população abraçou a causa, e houve importante apoio neste evento, contando com a participação de 48 voluntários. “Essa foi a segunda vez que realizamos o Projeto, e temos a intenção agora de realizarmos de modo semestral”, informa Gabriela.
GEBIo – Grupo de Estudos em Biodiversidade surgiu em agosto de 2015 com alunos do então 2º ano do curso de Ciências Biológicas. A falta de foco em Biodiversidade no nosso campus de Botucatu, trouxe a esses alunos a necessidade de expandir conhecimento e buscar novas experiências que a ciência pode proporcionar. Atualmente, são 13 membros de diferentes anos do curso de Ciências Biológicas, sobre a presidência de Gabriela Peres de Oliveira, sendo alguns membros da formação original e alguns inclusos através de processos seletivos.
“Temos como objetivo principal despertar nos alunos um maior interesse em biodiversidade, promover um ambiente de debate e estimular um espírito crítico através de discussões e palestras para os alunos de graduação e a quem possa interessar”, informa Gabriela.
Desde o começo o grupo recebeu do Professor Dr., atual vice-diretor do IB, Luiz Fernando Rolin de Almeida, e da Professora Dra. Elza Maria Guimarães Santos.
“As nossas palestras abertas e discussões ocorrem todas as terças-feiras na Central Nova de aulas do IB, às 12h15 e são abertas a todos os cursos e a comunidade de Botucatu. Divulgamos através de eventos e da nossa página no facebook: facebook.com/GEBioUnesp, além disso compartilhamos em nossa página atualidades sobre natureza, biodiversidade e ciência”, finaliza.
Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news
(do Agência14News)