18 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Vigilância Sanitária autua agência bancária por fila com mais de 100 pessoas em Botucatu

A Vigilância Sanitária autuou na manhã desta terça-feira, 07, uma instituição bancária do Município, localizada no Centro, que não cumpriu medidas de prevenção ao coronavírus.

Agentes da Vigilância e integrantes da Guarda Civil Municipal compareceram ao local e verificaram uma extensa fila de clientes, que não tinha a distância mínima de 2 metros entre cada pessoa.

“Foi lavrado um auto de infração, visto que não foram implantadas as estratégias de gestão e controle dos pontos de espera e orientação por elementos de sinalização no solo para distanciamento mínimo entre clientes . A fila chegou a dobrar o quarteirão da agência, com mais de 100 pessoas presentes. O banco também foi orientado sobre como evitar situações como essa, que colocam em risco a população”, afirmou Rosana Minharro, chefe da divisão da Vigilância Sanitária de Botucatu.

Em Botucatu, de acordo com o decreto nº 11.965, as instituições bancárias são responsáveis por evitar aglomeração de pessoas em filas, tanto dos atendimentos pessoais, quanto dos caixas eletrônicos.

O decreto, que estabelece medidas de regulamento e funcionamento desses estabelecimentos, traz também outras responsabilidades aos bancos:

  • Promover o distanciamento de dois metros entre os pontos de atendimento e estações de trabalho;
  • Promover a distância mínima de dois metros dos clientes nas filas internas e externas, incluindo orientação via cartaz, faixas e sinalização de solo;
  • Oferecer materiais de higiene e proteção a clientes e funcionários, bem como promover a higienização dos equipamentos utilizados pelos mesmos.

Durante a ação, a GCM distribuiu aproximadamente 50 máscaras e deu instruções de prevenção aos cidadãos que integravam a fila.

Assessoria do banco se manifestou através de nota enviado ao 14News:

“O banco informa que teve questões com a internet que causaram impacto na comunicação com a rede hoje de manhã. A situação já foi regularizada.

A instituição reforça o seu compromisso com cada cliente e orienta para que neste momento os clientes deem preferência aos canais digitais e evitem ir às agências bancárias, utilizando o cartão de débito/crédito para realizar compras e o AppMB para pagar contas e fazer outras transações.

Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, os profissionais da agência realizam o controle e organizam a quantidade de pessoas que podem entrar na unidade, a fim de evitar aglomerações. Na calçada e dentro da agência,
demarcações visuais com espaçamento orientam sobre a distância mínima recomendada. No interior dos pontos de atendimento, os clientes encontram álcool em gel para higienizar as mãos e os atendentes utilizam máscaras e protetor facial de acrílico durante todo o expediente”.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes