27 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Unidades de Saúde entram no Janeiro Roxo contra a hanseníase

Em 2016, o Ministério da Saúde oficializou o mês de janeiro como o de Conscientização sobre a Hanseníase. Por ano, são diagnosticados perto de 30 mil novos casos no Brasil e em busca de orientar e esclarecer a população sobre a doença foi criada a campanha “Janeiro Roxo”.

Em Botucatu, todas as equipes de saúde do Município estarão envolvidas neste ano de 2019, promovendo a busca ativa de casos, com avaliação de contatos e encaminhamento de pacientes para tratamento. Também serão realizadas atividades educativas em salas de espera, aproveitando cada situação de atendimento de usuários nas Unidades de Saúde.

“A transmissão da hanseníase ocorre por meio de contato próximo e contínuo com paciente não tratado. Apesar de ser uma doença da pele, é transmitida através de gotículas que saem do nariz, ou através da saliva do paciente. Afeta primordialmente a pele, mas pode afetar também os olhos, os nervos periféricos e outros órgãos. Por isso, é importante que, ao sentir qualquer alteração, a pessoa procure as unidades de saúde”, afirma André Spadaro, Secretário Municipal de Saúde.

A hanseníase pode provocar graves incapacidades físicas se o diagnóstico demorar ou se o tratamento for inadequado. Os primeiros sinais da hanseníase são manchas claras, róseas ou avermelhadas no corpo, que ficam dormentes e sem sensibilidade ao calor, frio ou toque. Podem aparecer placas, caroços e inchaços. Quando afeta os nervos, pode causar formigamento, sensação de choque, dormência e queimaduras nas mãos e pés por falta de sensibilidade, além de falta de força e problemas nos olhos.

Mais informações
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Major Matheus, 7
Tel.: (14) 3811-1100
E-mail: saúde@botucatu.sp.gov.br

(com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes