Uma turma de ex-alunos, hoje já com uma idade bem mais experiente se encontrou no final de semana para comemorar 50 anos de formatura no Curso Normal, do então IECA – hoje chamada de EECA – Escola Estadua Cardoso de Almeida, no centro de Botucatu (SP).
“O dia de hoje foi de muitas emoções…Encontro de Turma, comemorando 50 anos de formatura no Curso Normal, do IECA ….nossa meiga escola”, comentou Cida Sanches uma das integrantes da turma.
Os ex-alunos de classe se juntaram em um momento de relembrar o tempo de educação e ainda puderam ver de perto como algumas coisas mudaram na charmosa escola construída na cidade.
Eles viram os vitrais que continuam preservando a história, o porão que virou museu, fotos antigas, troféus de competições de diferentes épocas, e depois participaram de um almoço.
A Escola Estadual Cardoso de Almeida (EECA) traz marcas da história em seu prédio, localizado na Praça Pedro Torres, sem número.
A descrição na sua fachada traz: Escola Normal, que faz alusão ao ensino primário. Sua criação ocorreu em 29 de março de 1911, inicialmente funcionando em um imóvel fornecido pelo bispado.
A construção realizada no início do século marca o tradicionalismo da Educação Estadual e da Cidade das Boas Escolas.
O prédio é tombado pelo Condephaat (Conselho do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo.
A primeira aula aconteceu em 16 de maio de 1911, data em que também se comemora o aniversário da escola.
A diplomação da primeira turma de professores se deu em novembro de 1914.
A EECA, que tem ensino Fundamental e Médio, também terá salas de ensino técnico.
Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news
(do Agência14News – Com informações do Livro Imagens de Botucatu de Marcelino Dias)