28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Técnica de enfermagem que descobriu substância na hemodiálise da Unesp evita rótulo de heroína

No sábado (16), antes de iniciar as sessões de hemodiálise no Hospital das Clínicas da Unesp de Botucatu uma análise da água apontou que a mesma estava contaminada com ácido peracético, substância usada regularmente no setor para esterilização. O caso passou a ser investigado pela polícia. 

Joana Julieta da Veiga disse que tem sido elogiada na rua pelas pessoas, mas não quer ser rotulada como heroína. Disse ao site Agência14News que o cuidado com os pacientes e os procedimentos de segurança são feitos pela equipe diariamente. 

Ela também esteve nos estúdios da Rádio Municipalista onde foi convidada a falar do seu ato no Programa jornalístico A Marreta. 

“Para mim é uma situação nova (de estar na mídia). A gente acaba não acreditando que isso seja verdade. Não aceito isso tudo. Sei que muitas pessoas olham como uma grandiosidade, mas fiz o meu trabalho como faço todo dia porque eu tento dar o melhor, então chego a ficar um pouco com vergonha. Não sei lidar com isso ainda, mas mudou totalmente a minha rotina; muitas pessoas falando comigo e me procurando, então mudou muito. Fico até sem jeito quando as pessoas elogiam. Acho que a minha ficha não caiu. É estranho as pessoas falarem que você é uma heroína porque salvou pacientes”, comentou. 

A técnica de enfermagem diz que o cuidado é diário. “Todo dia a gente tem esse cuidado. São vidas na mão da gente. Qualquer erro que a gente cometa é uma vida que você vai perder. Quando você liga o paciente na máquina a vida dele está na nossa mão. Um pequeno erro da gente coloca vidas em risco. E eles (pacientes) sabem disso. A gente lida com vidas todos os dias. Por isso precisamos ter o maior cuidado possível. Pode ser um familiar nosso nesse procedimento ou nós mesmos. Então vamos fazer o que queremos que façam pela gente”, destacou.

A principal suspeita é que a substância tenha sido colocada de forma proposital no local. A polícia analisará imagens do hospital para identificar suspeitos. 

Mais de 100 pacientes iriam passar pela hemodiálise no sábado. O serviço suspenso no mesmo dia já foi retomado. 

(do Agência14News)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes